dcsimg

5 motivos para você fazer uma faculdade

  • author

Em menos de dez anos, o número de estudantes matriculados no ensino superior passou de 3,8 milhões (2003) para mais de 7 milhões (2012), e o número de cursos superiores autorizados pelo MEC cresce a cada ano: somente em 2013 foram autorizados 671 novos cursos. Os dados são do Censo da Educação Superior, divulgado em 2013 e se a oferta de ensino superior está crescendo, é sinal de que a busca dos brasileiros por uma maior qualificação também está em alta. Se você está em dúvida se deve ou não entrar na faculdade e fazer parte dos brasileiros que ingressam no ensino superior, confira a seguir cinco motivos para fazer uma faculdade.


1 – Bolsas e financiamentos para pagar a faculdade particular

Sem condições de pagar uma universidade privada? Você pode tentar uma vaga em um dos programas do governo federal que incentivam o acesso ao ensino superior:

  • Programa Universidade para Todos (Prouni): o Prouni oferece bolsas totais e parciais para estudantes brasileiros em universidades e faculdades particulares. As inscrições acontecem duas vezes por ano e o programa usa a nota do Enem para selecionar os bolsistas. 
  • Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES): com juros de 3,4% ao ano, o FIES concede financiamentos que vão de 50% até 100% da mensalidade do curso e o estudante só precisa começar a quitar a dívida um ano e meio depois de se formar. A inscrição no FIES pode ser feita durante todo o ano, pela internet: sisfies.mec.gov.br.


2 – Mais oportunidades de carreira

Não importa se você sonha em prestar concurso público, seguir carreira acadêmica, trabalhar em empresas privadas, abrir o seu próprio negócio ou atuar como profissional autônomo. Ter um curso superior no currículo amplia suas oportunidades de carreira. Para quem está começando a vida profissional, vagas de estágio e de trainee podem ser uma boa opção e estar na universidade é requisito obrigatório para ocupar uma dessas vagas. 


3 – Maior salário

O Brasil é um dos países em que o curso superior mais influencia no salário. Segundo pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgada em 2011, os brasileiros com diploma de nível superior podem ganhar até 156% a mais do que aqueles trabalhadores que têm apenas o ensino médio. 


4 – Ampliar conhecimentos e trocar experiências

Em um mercado cada vez mais competitivo, sai na frente quem investe na ampliação dos seus conhecimentos. Mas aprimorar habilidades técnicas não é o único ganho. Ao fazer uma faculdade você também exercita outras capacidades, como disciplina, determinação e comprometimento, além de trocar experiências com outros alunos e professores, formando uma rede (networking) que pode ajudá-lo profissionalmente no futuro. 


5 – Mudar de área

Seja mudar de departamento dentro da mesma empresa, ocupar uma posição de gestão em outra área ou dar uma guinada radical na carreira, fazer uma faculdade pode ser um bom investimento e dar o impulso que faltava para você fazer a mudança, em qualquer época da vida. E se você acha que está velho para encarar a sala de aula, saiba que cada vez mais brasileiros estão entrando na faculdade depois dos 30 anos. De acordo com o último Censo do Ensino Superior, 29% de todos os estudantes matriculados têm mais de 30 anos. 


Comentários



Veja mais artigos de Artigos

  • Bolsas de Estudo

    Descubra como conseguir uma bolsa de estudo na escola, cursinho ou faculdade particular!

  • 5 sites para aprender Português

    Confira alguns sites selecionados que poderão ajudá-lo a estudar Português.

  • O que é Pronatec?

    Saiba o que é o Pronatec, programa do Governo Federal para cursos técnicos, focado em alunos do ensino médio.

<< Outros artigos de artigos

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: