dcsimg

Carreira de Tecnologia da Informação

  • author Marcele Chinarelli

Inmagine

O mercado na área de Tecnologia da Informação, ou TI como é chamada, é um dos mais crescentes. As empresas de TI no Brasil estão crescendo em média 4,8% ao ano. Atualmente, o setor emprega 500 mil profissionais no país.

A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) fez um estudo que prevê a formação de aproximadamente 65 mil jovens na área de TI em 2012 no Brasil. Desse número, cerca de 35 mil são de cursos de graduação e outros 30 mil de cursos profissionalizantes nas áreas de software e serviços.

O profissional de TI pode trabalhar em empresas de tecnologia de ponta ou de forma terceirizada, prestando serviços a outras organizações. Quem deseja atuar na área de TI, pode ingressar em diversos cursos de graduação, como bacharelado (de 4 a 5 anos) ou tecnológico (de 2 a 3 anos). Confira alguns dos cursos mais oferecidos pelas instituições de ensino superior:

- Bacharelados: Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação, Administração com formação específica em TI e Tecnologia e Mídias Digitais.

- Tecnológicos: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores, Redes de Computadores (Dispositivos Móveis), Design de Mídia Digital, Banco de Dados, Desenvolvimento de Aplicações para Internet, Gestão da Tecnologia da Informação, Informática e Negócios, Jogos Digitais, Segurança da Informação, Sistemas para Internet e Sistemas de Telecomunicações.

Segundo matéria publicada na revista Computer World, há seis funções de TI que serão bem remuneradas em 2012. São elas:

1) Desenvolvedores de aplicativos móveis: com a popularização de smartphones e tablets, haverá grande demanda de empresas necessitando adaptar seus sites e aplicativos para aparelhos móveis.

2) Desenvolvedores de software: o desenvolvimento de aplicativos para computadores continuam sendo uma área de grande crescimento, principalmente para uso em organizações, na gestão dos negócios e sistemas de transferência de dados.

3) Designers de EU (User Experience): profissionais que desenvolvem interface de aplicativos móveis ou para computadores. A interface integra o aplicativo ao usuário devendo ser intuitiva, de fácil compreensão e divertida.

4) Profissionais de segurança: a importância em proteger informações contra violação de dados e ataques de malwares, por exemplo, é um fator que exigirá mais investimento em segurança por parte das organizações.

5) Arquitetos de data warehouse, analistas e desenvolvedores: profissionais que desenvolvem soluções, como sistemas com base de dados, para integração dos vários setores de uma empresa, otimizando tempo e custos, além de serem boas ferramentas para análise e tomada de decisões.

6) Profissionais de infraestrutura: migrações para cloud computing e Windows 7 aumentam a demanda por engenheiros de rede e administradores de sistemas. Assim, as empresas necessitarão de profissionais de TI capazes de configurar e gerenciar servidores virtuais de armazenamento, bem como efetuar o armazenamento em disco rígido entre as diversas aplicações.

Como a área de TI é muito dinâmica e em constante mudança, o estudante deve procurar manter-se sempre atualizado, seja com novos cursos ou certificações. O domínio de um outro idioma, principalmente o inglês, costuma ser um diferencial na hora de conquistar uma vaga.

O estágio é uma forma do estudante ser inserido no mercado de trabalho, para adquirir mais experiência e novos conhecimentos, ao tratar com profissionais já formados e vivenciar a rotina de uma empresa na área.


* * *

Referências bibliográficas:

http://computerworld.uol.com.br/carreira/2011/12/09/6-funcoes-de-ti-que-serao-bem-remuneradas-em-2012/

http://info.abril.com.br/noticias/ti/65-mil-jovens-serao-formados-em-ti-nesse-ano-diz-estudo-08072012-7.shl

http://blogs.estadao.com.br/ponto-edu/confira-oferta-de-cursos-de-graduacao-na-area-de-ti/

http://www.profissionaisti.com.br/2011/09/carreira-em-ti-como-comecar-com-o-pe-direito/

http://g1.globo.com/jornalhoje/0,,MUL1471849-16022,00-A+PROCURA+POR+PROFISSIONAIS+DE+TI.html


Comentários



Veja mais artigos de Artigos

<< Outros artigos de artigos

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: