dcsimg

Cinco sites com aula de reforço grátis

  • author

Esteja cursando o pré-vestibular ou ainda o Ensino Médio, é natural que em alguma(s) disciplina(s) o estudante apresente dificuldades. Pensando nisso, fizemos uma relação dos cinco melhores endereços eletrônicos que disponibilizam gratuitamente aulas nas diferentes disciplinas, mostrando resumidamente como funcionam.

Lembrando que existem três tipos de aulas online: as que o aluno tem as matérias apenas de forma impressa, para leitura, as que são disponibilizadas através de vídeoaulas, ou as que apresentam ambas as formas.

1.    Programa FGV Ensino Médio Digital

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) possui uma plataforma de estudo online para ajudar os estudantes a melhorar o desempenho no Enem. Trata-se de uma proposta diferenciada, atraente, onde personagens históricos ministram as aulas.

Disponibiliza textos teóricos, vídeos, exercícios, links para outros sites, entre outros recursos educacionais, explanando separadamente de maneira eficaz as áreas de conhecimento exigidas no Enem. O site ainda oferece simulados online.

Para ter acesso gratuito basta se cadastrar. O aluno receberá uma mensagem de confirmação no email cadastrado e pronto! Já poderá acessar todo o conteúdo do site.

2.    www.somatematica.com.br

Pertencente à rede educacional do Grupo Virtuous, é um site de excelente qualidade criado em 1998, possuindo mais de três mil páginas da disciplina de Matemática, abrangendo, além de outros, o conteúdo do Ensino Médio. O endereço conta com uma equipe de professores jovens que atuam ativamente no portal.

O material de apoio é oferecido de forma que o aluno possa imprimir ou baixar em seu computador (formato compactado).

O Grupo Virtuous possui ainda outros sites similares a este, mas de outras disciplinas do Ensino Médio:

Só Português: http://www.soportugues.com.br

Só Biologia: http://www.sobiologia.com.br

Só Geografia: http://www.sogeografia.com.br

Só História: http://www.sohistoria.com.br

Só Física: http://www.sofisica.com.br

SóQ (Química): http://www.soq.com.br

Só Língua Inglesa: http://www.solinguainglesa.com.br

Só Espanhol: http://www.soespanhol.com.br

Só Filosofia: http://www.filosofia.com.br

Não disponibiliza vídeoaulas.

3.    Calcule Mais

Com o objetivo de mudar a realidade que mostra a Matemática como a grande vilã dos exames pré-vestibulares e do Enem, Vandeir Vioti dos Santos, estudante de Engenharia Elétrica e Matemática, decidiu criar o portal calculemais.com.br.

Trata-se de um site educacional que oferece mais de 700 vídeoaulas de Matemática, abrangendo o conteúdo do Ensino Médio, todas elas criadas pelo estudante.

O portal chamou a atenção do MEC (Ministério da Educação), que tem o objetivo de incluir o conteúdo em seus portais. Alguns meses depois de lançado, o Calcule Mais foi indicado pela Secretaria de Educação de São Paulo como uma dica de estudos para os alunos. Além disso, foi o site foi citado no jornal O Estado de S. Paulo (Estadão), de 22 de novembro de 2013, quando narra o fato de que uma equipe de curadoria (organizadores), formada por dezesseis professores da Unicamp e do Sistema Poliedro de Ensino, ter mapeado os sites com mais audiência e qualidade, e que entre eles estava o Calcule Mais. Portanto, vale conferir.

4.    Me Salva

Idealizado e criado por estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o site “Me Salva” abrange a área de Exatas, tanto do Ensino Médio como do Ensino Superior.

As aulas são disponibilizadas em vídeos que têm a duração máxima de 10 minutos e os temas são explanados de maneira bem simples e objetiva, facilitando o entendimento do usuário.

A plataforma do site ainda permite que o usuário interaja com outros estudantes.

Em 2012, Miguel Andorffy, um dos fundadores do “Me Salva”, foi um dos vencedores do prêmio Jovens Inspiradores com o projeto "Me Salva! Soluções de ensino de larga escala", promovido pela Fundação Estudar e a Revista Veja.

5.    Grátis Vídeoaulas

Sem possuir uma interface atraente, o site disponibiliza gratuitamente (como obviamente o próprio nome nos mostra) conteúdo do Ensino Médio, do Ensino Fundamental (Telecurso) e ainda arrisca-se a disponibilizar algumas poucas aulas do curso superior de Direito, de Filosofia e de Química). Todas, sem exceção, com muita qualidade. Mas predominam as aulas de Ensino Médio (Pré-Vestibular). Uma ressalva: o conteúdo está incompleto, mas aparentemente os responsáveis estão inserindo novas vídeoaulas de forma gradativa, com novos temas.

Seja como for, é importante que desde o início de sua caminhada rumo ao Ensino Superior, o aluno esteja consciente de suas necessidades no que diz respeito ao desempenho que necessitará ter nas provas que vai encarar, pois a concorrência nesta área chega a ser desleal. Por esta razão quanto mais material de apoio ele tiver ao seu alcance, melhor será.  Então, aproveite nossas dicas!


Comentários



Veja mais artigos de Artigos

<< Outros artigos de artigos

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: