dcsimg

Melhores Faculdades do Brasil

  • author

Para os vestibulandos quem ainda tem dúvidas sobre qual universidade ingressar, o portal Passeiweb fez uma relação com as melhores faculdades do Brasil. Confira a seguir as instituições que possuem IGC (Índice Geral de Cursos) de valor máximo, segundo o MEC:

IME - Instituto Militar de Engenharia

Wikimedia Commons

Tradicional instituição, a origem do IME remonta aos tempos do Brasil Colônia. É referência nacional e internacional em engenharia, considerado um centro de excelência. Oferece 10 cursos de graduação em engenharia: Engenharia de Fortificação e Construção, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Mecânica e de Automóveis, Engenharia Mecânica e de Armamentos, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Engenharia Cartográfica e Engenharia de Computação. Forma de ingresso: vestibular anual.
Site: www.ime.eb.br

UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Wikimedia Commons

A UFRJ é considerada a maior universidade federal do país. Possui aproximadamente 35 mil estudantes de 139 cursos de graduação como cursos de Engenharia da Computação, Engenharia Civil, Bacharelado e Licenciatura de Matemática, Estatística e Administração. Forma de ingresso: SiSU, baseado nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.
Site: www.ufrj.br

UFLA – Universidade Federal de Lavras

Wikimedia Commons

Localizada na cidade de Lavras-MG, a tradicional UFLA é uma instituição centenária onde estudam mais de 5.600 alunos que cursam 30 cursos de graduação presencial e à distância. Destacam-se os cursos de Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola, Ciências Biológicas, Agronomia e Administração. Forma de ingresso: SiSU, baseado nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.
Site: www.ufla.br

UFV – Universidade Federal de Viçosa

Wikimedia Commons

A UFV, localizada na cidade de Viçosa-MG, oferece 67 cursos de graduação dentre os quais merecem destaque os cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Educação Física, Engenharia de Produção, Gestão Ambiental, Matemática e Sistemas de Informação. Forma de ingresso: SiSU ou Programa de Acesso Seriado ao Ensino Superior (PASES).
Site: www.ufv.br

UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais

Wikimedia Commons

A UFMG, que se localiza em Belo Horizonte-MG é uma das maiores do país com uma população universitária de aproximadamente 50.000 estudantes. Possui 75 cursos de graduação dentre os quais destacam-se os de Ciência da Computação, Direito, Engenharia de Controle e Automação, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Pedagogia, Psicologia, Química e Teatro. Forma de ingresso: vestibular anual.
Site: www.ufmg.br

UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá

Wikimedia Commons

A UNIFEI possui aproximadamente 2.700 estudantes, conta com dois campus: o de Itajubá-MG (sede) e o da cidade de Itabira-MG. Possui 36 cursos de graduação presencial dentre os quais destacam-se os de Administração, Engenharia de Computação, Engenharia Hídrica, Engenharia Mecânica e Física. Forma de ingresso: SiSU, baseado nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.
Site: www.unifei.edu.br

UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Wikimedia Commons

Universidade localizada na cidade de Uberaba-MG, tem aproximadamente 2.800 estudantes e possui 24 cursos de graduação presencial dentre os quais destacam-se os de Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Terapia Ocupacional. Forma de ingresso: Vestibular que ocorre duas vezes por ano.
Site: www.uftm.edu.br

UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Wikimedia Commons

A Unicamp, localizada na cidade de Campinas-SP, é referência em pesquisa científica no País, sendo responsável por 15% da produção científica brasileira. A universidade possui mais de 17 mil alunos matriculados em 66 cursos de graduação como Engenharia de Alimentos, Farmácia, Odontologia, Ciência da Computação, Letras, História e Química. Forma de ingresso: Vestibular anual.
Site: www.unicamp.br

ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Wikimedia Commons

Localizado na cidade de São José dos Campos-SP, o ITA é referência no ensino de engenharia, em especial no setor aeroespacial. A instituição possui os cursos de Engenharia Aeronáutica, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Computação, Engenharia Aeroespacial. Forma de ingresso: vestibular anual.
Site: www.ita.br

UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo

Wikimedia Commons

Localizada na cidade de São Paulo, possui mais de 6 mil estudantes de mais de 30 cursos de graduação como Biomedicina, Nutrição, Fisioterapia, Matemática Computacional, Engenharia de Materiais, Ciências Econômicas, entre outros. Forma de ingresso: SiSU, baseado nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.
Site: www.unifesp.br

UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos

Wikimedia Commons

Localiza-se na cidade de São Carlos-SP, sendo a única universidade federal no interior do estado. A universidade possui aproximadamente 11 mil estudantes de 44 cursos de graduação como Biologia, Enfermagem, Medicina, Estatística, Engenharia Elétrica, Turismo e Ciência da Informação. Forma de ingresso: SiSU, baseado nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.
Site: www.ufscar.br

UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Wikimedia Commons

Localizada em Porto Alegre-RS, a UFRGS possui mais de 26 mil alunos matriculados em 89 cursos de graduação presencial como Ciências Econômicas, Dança, Engenharia Física, Filosofia, Medicina Veterinária, Museologia, Relações Internacionais, Zootecnia, entre outros. Forma de ingresso: SiSU, baseado nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.
Site: www.ufrgs.br


Comentários



Veja mais artigos de Artigos

<< Outros artigos de artigos

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: