dcsimg

Tecnologia da Informação (TI) em alta no país

  • author Marcele Chinarelli

O mercado de trabalho na área de Tecnologia da Informação (TI) está em alta no Brasil. Segundo a revista Computerworld, o Guia Salarial 2010-2011, que reúne informações sobre os salários médios no país, os profissionais de Tecnologia da Informação tiveram uma valorização salarial média de aproximadamente 20% em 2010. Um dos motivos para este crescimento é a demanda de setores como indústria, serviços e financeiro.

No artigo entitulado "Veja dez áreas em que faltam profissionais, segundo recrutadores" do portal G1, Leandro Cabral, diretor comercial da Catho Online, diz que a procura tem crescido a cada dia. "Profissionais nessa área estão entre os mais bem remunerados do mercado, portanto, já recebem acima da média". Ele lembrou que o investimento na qualificação é alto. "Porém, isso é observado em várias outras profissões e, mesmo assim, a remuneração média fica abaixo da de TI", disse.

Nas áreas de atuação, o profissional pode trabalhar em uma companhia de tecnologia de ponta ou de forma terceirizada, prestando serviços a outras empresas.

Região de Campinas

CampinasWikiCommons


Nesse contexto, merece destaque o interior de São Paulo, onde a cidade de Campinas e sua região Metropolitana (que abriga 18 cidades como Americana, Indaiatuba, Sumaré, Valinhos e Paulínia, por exemplo) tem sido reconhecida como um dos maiores centros tecnológicos do Brasil. Conforme artigo da EPTV, chamado "Mercado de trabalho em Tecnologia da Informação está em alta na região", a região é responsável por 15% da produção científica do Brasil, segundo o Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da RMC.

O mesmo artigo cita que algumas das mais importantes universidades do país oferecem cursos de TI em Campinas, como a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), PUC-Campinas, Veris (Grupo Ibmec), Unip, entre outras. Estas instituições formam milhares de profissionais todos os anos. Esse é um dos motivos que fizeram com que muitas empresas escolhessem a região para implantar suas plantas e montar suas equipes. Além disso, a ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos e diversos investimentos previstos para os próximos anos, como o Trem de Alta Velocidade (TAV) são fatores responsáveis pelo aumento da demanda por profissionais de TI, que estão cada vez mais disputados.

Qualificação

Ficou no passado a ideia de que profissionais de TI são aqueles que limitam-se ao trabalho no computador. As empresas exigem mais qualificação e capacidade de planejamento e gerenciamento de projetos, trabalho coordenado em equipe e busca por resultados. Ter um diferencial é a essência para garantir uma vaga. Um profissinal com excelência técnica, habilidades e boa capacidade para negociação e comunicação, por exemplo, tem mais chances de ser valorizado no mercado.


Um item básico para quem pensa em fazer uma graduação em TI é o domínio fluente de inglês. Segundo o diretor da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) regional Campinas, Gilberto Sobrinho, pode parecer óbvio, mas muitos profissionais perdem chances muito interessantes por não falarem o idioma.


Referências:

http://computerworld.uol.com.br/blog/profissao-ti/2011/08/12/salario-de-profissionais-de-ti-aumentou-20-em-2010/

http://eptv.globo.com/campinas/economia/NOT,1,1,324633,Mercado+de+trabalho+em+
Tecnologia+da+Informacao+esta+em+alta+na+regiao.aspx

http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2010/11/veja-dez-areas-em-que-faltam-profissionais-segundo-recrutadores.html

http://www.campinas.sp.gov.br/prefeitura/link10.html

http://eptv.globo.com/campinas/empregos/NOT,1,1,346942,Qualificacao+e+o+maior+gargalo
+para+mercado+de+trabalho+em+Campinas.aspx


Comentários



Veja mais artigos de Artigos

<< Outros artigos de artigos

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: