dcsimg

Agronomia

Publicado: 02/06/2009

Agronomia é a atividade que tem por finalidade estudar e aplicar técnicas para a melhoria da qualidade e eficiência nos produtos agropecuários. Conhecido como engenheiro agrônomo, o profissional da área faz planejamento, execução e supervisionamento do trabalho na produção animal e vegetal. Além disso pode atuar fazendo consultoria, como docente ou na área de pesquisa.

 

O curso

 

Com duração de 5 anos, o curso bacharelado em Agronomia pode ser dividido em duas fases principais. Na primeira, até o segundo ano de curso, o aluno se depara com disciplinas de Ciências Biológicas e Exatas, como biologia, bioquímica e estatística, razão pela qual é preferível que o aluno tenha aptidão às Ciências Exatas e a trabalhar com números. A segunda fase, nos três últimos anos, trata de materias mais específicas à profissão como engenharia rural, ciência do solo, agricultura e engenharia florestal.

O estágio e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) são obrigatórios.

Após graduado, é necessário estar registrado no Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia (Crea) do seu estado para estar apto a exercer a profissão.

 

Onde estudar

 

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Universidade melhor avaliada no Enade, a Federal do Espírito Santo oferta o curso nos campi de Alegre e São Mateus.

Site: http://www.ufes.br

 

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

A UFRGS oferece 88 vagas anuais para o curso, dos quais metade são para os egressos no primeiro semestre letivo.

Site: http://www.ufrgs.br/

 

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

A cada semestre a instituição oferta 50 vagas, somando 100 por ano, no campus da cidade de Curitibanos.

Site: http://www.ufsc.br

 

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

O curso de agronomia está presente na Federal de Santa Maria há mais de 50 anos. A duração mínima é de 5 anos.

Site: http://www.ufsm.br

 

Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

O curso de agronomia é ministrado no campus de Chapadão do Sul e além de excelente colocaç.ão no Enade, foi bem avaliado pelo Ranking Universitário Folha e o Guia do Estudante,

Site: http://www.ufms.br

 

Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Ministrado no campus de Botucatu, oferece como estrutura 75 laboratórios de pesquisa e de extensão, casas de vegetação, cultivos comer­ciais, museu do café e biblioteca, além de três fazendas experimentais.

Site: http://www.unesp.br

 

Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Em 26 anos de existência o curso de agronomia da UEM já formou mais de 1800 alunos.

Site: http://www.uem.br

 

Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Curso funciona em período em integral. Segundo a universidade, “o grande envolvimento dos professores em projetos de pesquisa tem estimulado à participação dos acadêmicos recém ingressantes no curso em pesquisas científicas”.

Site: http://www.uepg.br

 

Mercado de trabalho

O crescimento do agronegócio é aumento do volume de exportações tem mantido o fôlego do setor agrônomo e consequentemente as oportunidades de trabalho. Um bom exemplo de oportunidade é o setor sucroalcooleiro, que vem de forte expansão nos últimos anos e continua promissor principalmente pelo mercado de etanol. A contínua demanda por alimentos e abastecimento tanto do mercado interno quanto externo também aumenta a demanda por esse profissional.

O piso salarial do engenheiro agrônomo é de 8,5 salários mínimos para uma jornada de 8h diárias, de acordo com a regulamentação expressa na Lei 4.950-A/1966.


Comentários



Veja mais artigos de Agrarias

  • Zootecnia

    A Zootecnia cuida do desenvolvimento e aplicação de tecnologias para a obtenção, industrializção e comercialização de produtos de origem an

  • Medicina Veterinária

    É a ciência que se dedica à prevenção e tratamento das doenças dos diferentes animais. O Veterinário é o médico responsável tanto pelo

  • Engenharia agrícola

    O Engenheiro Agrícola tem um perfil parecido com o do agrônomo: ambos gostam da engenharia civil e da agronomia. O que os diferencia é que

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: