dcsimg

Curso de Fonoaudiologia

  • author Marcele Chinarelli
Por Marcele Chinarelli  / Publicado: 30/07/2012

A fonoaudiologia é um ramo das Ciências da Saúde que tem como objetos principais de estudo a comunicação humana (fala, audição, voz, escrita e leitura), e funções respiratórias, faciais, de deglutição, sucção, mastigação, entre outras que englobam o ramo da Fonoaudiologia chamado de motricidade oral. O profissional atua na pesquisa, prevenção, correção, diagnóstico e reabilitação dessas funções. Essas características fazem desta carreira uma das mais abrangentes em possibilidades de especialização e campos de atuação.

O fonoaudiólogo pode atuar em parceria com profissionais de outras áreas da saúde como fisioterapeutas, odontologistas, psicólogos, neurologistas e otorrinolaringologistas.

O curso

Inmagine

O curso de graduação em Fonoaudiologia tem duração média de 4 anos e abrange diversas áreas de conhecimento como anatomia, fisiologia, pedagogia, ética, entre outros temas. A partir do 2º ano há foco maior nas disciplinas mais específicas e as aulas vão se tornando mais práticas.

Trabalho de conclusão de curso (TCC) e estágio supervisionado são obrigatórios.

Onde estudar Fonoaudiologia

No território nacional, mais de 140 instituições oferecem o curso de graduação em Fonoaudiologia. Relacionamos as melhores faculdades de fonoaudiologia segundo desempenho obtido no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), do Ministério da Educação (MEC). São elas:

Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Instituição pública federal. O curso teve inicio na Universidade no final dos anos 60, com duração de dois anos, e foi se ampliando e aperfeiçoando com o passar dos anos. Hoje, o Departamento de Fonoaudiologia ministra o curso de graduação em Fonoaudiologia com duração de 4 anos e forma uma média de 33 alunos por ano.

Site: www.unifesp.br

Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), do Rio Grande do Sul

Instituição pública federal. Oferece 40 vagas por ano para ingresso no curso de Fonoaudiologia, com duração mínima de 4 anos e máxima de 6.

Site: www.ufcspa.edu.br

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Instituição pública federal. Criado em 2000, o curso é ministrado na Faculdade de Medicina da UFMG, em Belo Horizonte, em turnos diurno e integral. A duração é de 4 a 6,5 anos.

Site: www.ufmg.br

Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Instituição pública estadual. Ministrado pelo Departamento de Ciências da Vida (DCV), cujo quadro de docentes é formado em sua maioria por mestres e doutores. Duração do curso é de 4 a 6 anos.

Site: www.uneb.br

Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), do Paraná

Instituição pública estadual. O curso é ministrado no Setor de Ciências da Saúde na Unidade Universitária de Irati-PR em período integral e fundado em 2002.

Site: www.unicentro.br

Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal)

Instituição pública estadual. O curso é ministrado em turno diurno integral com duração de 4,5 anos e tem oferta de 30 vagas por vestibular.

Site: www.uncisal.edu.br

Mercado de trabalho

A profissão é relativamente recente no Brasil. Foi regulamentada pela Lei nº 6.965, de 9 de dezembro de 1981. Segundo dados do Conselho Federal de Fonoaudiologia existem aproximadamente 35 mil profissionais no território nacional, concentrados principalmente nos estados de São Paulo (11.206) e Rio de Janeiro (5.683).

Hospitais públicos e privados são uma boa fonte de oportunidades. Nos últimos anos, leis que instauraram a obrigatoriedade da Triagem Auditiva Neonatal (Teste da Orelhinha), que mede a capacidade auditiva de recém-nascidos, e a obrigatoriedade dos convênios médicos em cobrir no mínimo seis sessões de fonoaudiologia por ano para seus segurados trouxe impacto na demanda por profissionais.

A maior fatia do mercado encontra-se no atendimento particular onde as áreas de atuação são amplas: home-care (atendimento domiciliar), asilos, creches, colégios, escolas de teatro, canto e locução, poder judiciário, emissoras de rádio e TV, indústrias, centros de reabilitação, empresas de telemarketing, etc.

Não há um piso salarial estabelecido para a categoria. A presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia de São Paulo, Thelma Costa, afirmou em entrevista ao portal G1 que o salário inicial de um fonoaudiólogo é de R$ 1.500,00 a R$ 1.800,00.


* * *

Referências:

http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/saude/fonoaudiologia-686326.shtml

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fonoaudiologia

http://www.fonosp.org.br/oriente-se/dicas-da-cof/jornada-de-trabalho-do-fonoaudiologo/

http://www.fonoaudiologia.org.br/

http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/129429/lei-6965-81


Comentários



Veja mais artigos de Biologicas

  • Enfermagem

    A Enfermagem une a ciência e a arte na prestação do cuidado ao ser humano tendo como finalidade promover, manter e restaurar a saúde. O p

  • Educação Física

    A Educação Física promove a saúde e a capacidade física das pessoas, por meio de atividades corporais e exercícios físicos. O profissional pr

  • Microbiologia e Imunologia

    Esse cientista é dos que mais tempo passa dentro de um laboratório. Ele atua em pesquisas de biotecnologia, microbiologia da saúde, microbiologia...

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: