Educação Física

  • Data de publicação
Publicado: 16/08/2007

A Educação Física promove a saúde e a capacidade física das pessoas, por meio de atividades corporais e exercícios físicos. O profissional prepara a criança ou adulto para o esporte. Ele é encarregado das atividades que envolvem esforços físicos, definindo a atividade mais adequada para cada tipo de pessoa.

Orienta a postura, a intensidade dos exercícios e sua freqüência. Utiliza-se de técnicas científicas para melhorar o desempenho muscular, cárdio-respiratório e a flexibilidade de estudantes e atletas.

O profissional da Educação Física pode se dedicar a diversas áreas desde recreação, como também condicionamento físico, ensino e treinamento esportivo. A finalidade será sempre a de desenvolver o hábito da atividade física, educar os movimentos e dar preparo físico e condicionamento. De acordo com a especialização cursada poderá organizar, dirigir e promover a prática esportiva. Atualmente, com o interesse crescente na prática das mais diversas modalidades e atividades esportivas o professor de Educação Física também pode exercer a função de Personal Training.

O curso
O curso tem a duração de quatro anos. Os primeiros anos são dedicados ao conhecimento do corpo, estuda-se anatomia, ortopedia, biologia, fisiologia, entre outras. A partir do segundo ano, começam as disciplinas de modalidades esportivas. O estágio é obrigatório.

Aptidões desejáveis
O Professor de Educação Física necessita antes de tudo gostar de práticas esportivas. Por isso, é indispensável ter coordenação motora, ser dinâmico, criativo e capacidade de liderança. E também se manter em constante atualização sobre novos métodos e técnicas esportivas.

Currículo básico
Fisiologia, Psicologia, Ortopedia, Biologia, Anatomia, Biometria, Socorros Urgentes

Especializações
Sem registros.

Atuação
Magistério de Ensinos Fundamental e Médio, academias de ginástica, clubes, associações esportivas, grandes empresas, clínicas de recuperação.


Comentários



Veja mais artigos de Biologicas

  • Enfermagem

    A Enfermagem une a ciência e a arte na prestação do cuidado ao ser humano tendo como finalidade promover, manter e restaurar a saúde. O p

  • Oceanografia

    É a ciência que estuda as características biológicas, físicas, geológicas e químicas dos mares e oceanos. O Oceanógrafo estuda as correntes...

  • Medicina

    O médico cuida da saúde das pessoas, estuda as causas das doenças, a sua prevenção e combate. Com base em resultados de exames clínicos, define...

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Confira no Passeiweb

  • O primeiro voo do Homem no espaço

    Em 12 de abril de 1961 o homem decolava, pela primeira vez, rumo ao espaço. Em 2011, no aniversário de 50 anos deste fato, ocorreram comemorações no mundo inteiro e, principalmente, na Rússia.
  • Tsunami

    Tsunami significa "onda gigante", em japonês. Os tsunamis são um tipo especial de onda oceânica, gerada por distúrbios sísmicos.
 

Instituições em Destaque

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo:
 
 
 
-

Notícias e Dicas - Vestibular

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas do Vestibular e dicas de estudo: