dcsimg

Enfermagem

Publicado: 20/08/2008

A Enfermagem une a ciência e a arte na prestação do cuidado ao ser humano tendo como finalidade promover, manter e restaurar a saúde.

O profissional atuará na promoção, proteção, diagnóstico precoce, tratamento, recuperação e reabilitação da saúde, seja ela, individual ou coletiva, bem como na prevenção de doenças e no desenvolvimento da comunidade, realizando ainda um trabalho de educador. Contudo, o enfermeiro realiza práticas de cunho assistencial , como execução de curativos, injeções, aspirações, sondagens e etc., e de cunho administrativo, como dimensionamento de pessoal e coordenação de equipe de enfermagem, diagnóstico, planejamento e gerenciamento de ações em saúde, tudo isso dentre o amplo campo de atuação existente na Enfermagem.

Sendo assim, o Enfermeiro é um profissional indispensável dentro das esquipes multiprofissionais, as quais são compostas por nutricionistas, psicólogas, médicos, entre outros profissionais, todos com o mesmo nível de autonomia e indispensáveis uns aos outros.

O profissional trabalha orientando a população a "viver a plenitude de sua saúde, e não apenas a alcançar a cura de suas doenças".

O curso

O curso tem geralmente duração de quatro anos, sendo o primeiro ano reservado às matérias básicas. A partir do segundo e terceiro ano, começam as disciplinas específicas e práticas. O estágio mínimo é de um ano.

Aptidões desejáveis

É indispensável ter equilíbrio emocional, habilidade manual, capacidade de organização, atenção concentrada, boa capacidade de observação e espírito de liderança.

Currículo básico

Introdução à Enfermagem, Biologia, Psicologia, Microbiologia, Enfermagem Médico-Cirúrgica, Enfermagem Materno-Infantil, Administração Aplicada.

Especializações

Enfermagem Geral, Enfermagem Médico-Cirúrgica, Enfermagem Obstétrica, Enfermagem do Trabalho, Enfermagem de Saúde Pública, entre outras.

Atuação

Hospitais públicos e particulares, Clínicas, Unidades Básicas de Saúde (ESF- Estratégia de Saúde da Família), Empresas públicas e privadas etc.

Créditos: Katiane Figueiredo, Acadêmica da 8ª fase de Enfermagem - UDESC


Comentários



Veja mais artigos de Biologicas

  • Nutrição

    É a ciência que estuda as necessidades e os hábitos alimentares do corpo humano. O nutricionista planeja, organiza, controla regimes, admin

  • Terapia Ocupacional

    Esse profissional trata pessoas com dificuldades de adaptação à vida em sociedade devido a problemas físicos, mentais e psicológicos. Ajuda na...

  • Microbiologia e Imunologia

    Esse cientista é dos que mais tempo passa dentro de um laboratório. Ele atua em pesquisas de biotecnologia, microbiologia da saúde, microbiologia...

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: