dcsimg

Medicina

Publicado: 14/07/2007

O médico cuida da saúde das pessoas, estuda as causas das doenças, a sua prevenção e combate. Com base em resultados de exames clínicos, define diagnósticos e tratamentos; prescreve medicamentos e realiza cirurgias. Também participa de programas de prevenção, saneamento e planejamento da medicina social. É imprescindível para esse profissional, dedicação e controle emocional, para enfrentar as emergências de pronto socorro e UTIs.

O curso
Condição fundamental para esse curso é a faculdade manter um hospital-escola. Ele tem a duração de seis anos e mais três de residência médica. O curso exige dedicação total, pois é período integral.

Os dois primeiros anos são dedicados aos conhecimentos de anatomia, biologia e fisiologia. A partir do terceiro ano, começam as matérias clínicas e o atendimento em laboratório. Nos últimos dois anos, começam os plantões em centros de saúde e no hospital escola.

Residência médica: a residência não é obrigatória, mas é considerada fundamental. Do total de mais de 9 000 formados no País, apenas 4 000 consegue fazer a residência. A residência equivale ao curso de pós-graduação, é quando o médico se especializa. Para se candidatar a uma vaga, é preciso fazer um exame de seleção. A prova é muito difícil e o número de candidatos é grande.

Aptidões desejáveis
Antes de tudo, para ser Médico é preciso ser apaixonado pela profissão, ter interesse no próximo, ter habilidade social, gostar de estudar e ler muito, e se escolher cirurgia como especialização é preciso ter habilidade manual.

Currículo básico
Anatomia, Histiologia, Biologia, Ciências Morfológicas, Ciências Fisiológicas, Patologia, Iniciação ao Exame Clínico e Bioquímica.

Especializações
São mais de 50 especializações, entre elas: Alergia e Imunologia, Anestesiologia, Cirurgia Plástica, Cirurgia Cardiovascular, Fisiatria, Genética Clínica, Geriatria, Medicina Sanitária, Medicina do Trabalho, Patologia Clínica, Angiologia, Cancerologia, Cardiologia, Cirurgia da Cabeça e Pescoço, Urologista, Otorrinolaringologista, Pediatria, Tisiologia, Sexologia, Psiquiatria, Neurocirurgia, Gastroenterologia, Ginecologia, Dermatologia.

Atuação
Hospitais e Clínicas públicos e particulares.


Comentários



Veja mais artigos de Biologicas

  • Odontologia

    Conheça o curso Bacharelado em Odontologia. Áreas de atuação, mercado de trabalho, salário inicial e habilidades necessárias ao profissional.

  • Enfermagem

    A Enfermagem une a ciência e a arte na prestação do cuidado ao ser humano tendo como finalidade promover, manter e restaurar a saúde. O p

  • Microbiologia e Imunologia

    Esse cientista é dos que mais tempo passa dentro de um laboratório. Ele atua em pesquisas de biotecnologia, microbiologia da saúde, microbiologia...

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: