dcsimg

Microbiologia e Imunologia

Publicado: 14/07/2007

Esse cientista é dos que mais tempo passa dentro de um laboratório. Ele atua em pesquisas de biotecnologia, microbiologia da saúde, microbiologia ambiental. Estuda as estruturas dos fungos, vírus e bactérias para combater os seus efeitos e utilizá-los a favor do próprio homem, das plantações e dos rebanhos.
Na indústria, ele atua nos processos de fermentação da cerveja, do vinho e do queijo, na produção e controle de qualidade dos alimentos. Mas, a grande maioria atua em laboratórios de pesquisa.

O graduado em Microbiologia e Imunologia vai atuar no mesmo segmento que os Biólogos, Biomédicos e Farmacêuticos, mas num campo mais específico, voltado para a Biotecnologia e Engenharia Genética.

O curso
Esse curso tem a duração de quatro anos. O estudante precisa gostar muito de pesquisa, pois passa por um treinamento científico de 1 500 horas. São 100 horas semanais dentro de um laboratório, isso nos três primeiros anos do curso. No último ano é feito um estágio e uma monografia.

Aptidões desejáveis
É preciso ter interesse em pesquisas, capacidade de concentração, exatidão, meticulosidade e boa memória.

Currículo básico
Química Geral, Química orgânica, Patologia, Virologia, Bioquímica Celular, Citologia, Microbiologia e Imunologia.

Especializações
Sem registros.

Atuação
Magistério, Indústria Alimentícia e de Bebidas. Laboratórios de Análises Clínicas, Órgãos de Controle Ambiental, Hospitais.


Comentários



Veja mais artigos de Biologicas

  • Nutrição

    É a ciência que estuda as necessidades e os hábitos alimentares do corpo humano. O nutricionista planeja, organiza, controla regimes, admin

  • Oceanografia

    É a ciência que estuda as características biológicas, físicas, geológicas e químicas dos mares e oceanos. O Oceanógrafo estuda as correntes...

  • Terapia Ocupacional

    Esse profissional trata pessoas com dificuldades de adaptação à vida em sociedade devido a problemas físicos, mentais e psicológicos. Ajuda na...

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: