dcsimg

Oceanografia

Publicado: 14/07/2007

É a ciência que estuda as características biológicas, físicas, geológicas e químicas dos mares e oceanos. O Oceanógrafo estuda as correntes marinhas, os níveis do mar, suas potencialidades e preservação, pesquisa a vida marinha, além do aproveitamento econômico dos recursos marinhos. É o responsável pela coleta de dados em rios, lagunas e estuários para análise em laboratórios.
Atua na preservação da flora e da fauna. Desenvolve técnicas para melhor aproveitar os recursos naturais e minerais, planeja e cultiva peixes e crustáceos, analisa a composição da água, suas variações no tempo e nas diversas profundidades. Descobre novos recursos alimentares, controla e cria técnicas para eliminar a poluição.

O curso
O curso tem a duração de quatro a cinco anos. A parte mais intensa do curso são as aulas práticas, que são de pelo menos 180 horas a bordo de embarcações de pesquisa oceanográfica.

Aptidões desejáveis
É necessário ter aptidão para pesquisas, memória apurada, capacidade de análise e interesse pela natureza.

Currículo básico
Física, Química, Fundamentos Geográficos da Oceanografia, Fundamentos da Biologia, Geologia Geral, Meteorologia, Cartografia, Ecologia Marinha, Navegação, Poluição do Mar.

Especializações
Oceanografia Biológica, Oceanografia Física, Oceanografia Química e Oceanografia Geológica.

Atuação
Órgãos governamentais, como secretarias de meio ambiente, Institutos de Pesquisas, e empresas privadas que necessitam de estudos de determinadas regiões marinhas, ONGs (Organizações Não Governamentais).


Comentários



Veja mais artigos de Biologicas

  • Curso de Fonoaudiologia

    Conheça o curso Bacharelado em Fonoaudiologia. Onde estudar, mercado de trabalho, salário inicial, e muito mais.

  • Odontologia

    Conheça o curso Bacharelado em Odontologia. Áreas de atuação, mercado de trabalho, salário inicial e habilidades necessárias ao profissional.

  • Terapia Ocupacional

    Esse profissional trata pessoas com dificuldades de adaptação à vida em sociedade devido a problemas físicos, mentais e psicológicos. Ajuda na...

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: