dcsimg

Curso de Engenharia de Alimentos

  • author Marcele Chinarelli
Por Marcele Chinarelli  / Publicado: 22/03/2012

Engenharia de Alimentos ou Engenharia Alimentar é o ramo da engenharia que engloba todos os elementos relacionados com a industrialização de alimentos, desde o seu desenvolvimento, fabricação, conservação, armazenamento, transporte e a comercialização.

O Engenheiro de Alimentos atua nas principais etapas da cadeia de produção dos alimentos industrializados selecionando matéria-prima, definindo melhor forma de armazenagem para preservação do produto, projetando embalagens, desenvolvendo e testanto formulações para deterinar o valor nutricional de alimentos industrializados, desenvolve tecnologias e processos de aproveitamento de resíduos.

É preciso conhecer com profundidade os alimentos:

  • Diferentes tipos (carnes, frutas, hortaliças, laticínios, grãos etc.)
  • Composição (proteínas, açúcares, vitaminas, lipídios, etc.)
  • Bioquímica (reações enzimáticas, respiração, maturação, envelhecimento, etc.)
  • Microbiologia (microorganismos característicos, deterioração, etc.)
  • Características sensoriais (sabor, textura, aroma, etc.)


O curso

Inmagine


O curso de Engenharia de Alimentos, com uma duração média de cinco anos, prepara profissionais capazes de desenvolver projetos e processos produtivos, otimizar recursos e aumentar a produtividade.

A graduação tem em seu currículo disciplinas básicas de engenharia junto com disciplinas profissionalizantes que contemplam a área alimentícia. Os dois primeiros anos são de formação básica com aulas de matemática, química, biologia, bioquímica, físico-química e termodinâmica. Depois, é dado ênfase a disciplinas mais técnicas ligadas à produção e à conservação dos alimentos, como Controle de Qualidade, Embalagem de Alimentos, Toxicologia, Nutrição Aplicada à Engenharia de Alimentos e Análise sensorial (estudo das características do produto e as reações que provocam no consumidor).

Além da formação básica (Ciências Exatas e Biológicas), o curso oferece disciplinas na área de Ciências Humanas (Economia, Marketing e Administração), como fundamento para atuação na área de gerenciamento industrial.

A apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e estágio são obrigatórios.

Onde estudar Engenharia de Alimentos

As melhores instituições concentram-se nas regiões Sul e Sudeste. Confira algumas faculdades de Engenharia de Alimentos que merecem destaque:

Na região Sudeste, destacam-se a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), de Minas Gerais, que possuem os maiores conceitos para o curso no Enade.

Além da UFRJ e da UFV, na região Sul duas universidades também possuem conceito máximo do Enade: a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Áreas de atuação

O Engenheiro de Alimentos tem uma profissão de caráter multidisciplinar e atua nas principais etapas da cadeia de produção dos alimentos industrializados, dentro dos seguintes segmentos:

  • Indústria de Produtos Alimentícios;
  • Indústria de Insumos para Processos e Produtos (matérias-primas, equipamentos, embalagens, aditivos);
  • Empresas de Serviços;
  • Órgãos e Instituições Públicas;
  • Instituições de Ensino e Pesquisa.


Algumas atividades desse profissional são:

    • Produção e Processos - racionaliza e melhora os processos e fluxos produtivos, além de contribuir para a redução dos custos industriais;

    • Garantia de Qualidade - determina os padrões de qualidade para os processos (desde a matéria-prima até o transporte do produto final);

    • Pesquisa e Desenvolvimento - desenvolve produtos e tecnologias com objetivo de atingir novos mercados, redução de desperdícios, reutilização de subprodutos e aproveitamento de recursos naturais disponíveis;

    • Projetos - trabalha no planejamento, execução e implantação de projetos de unidades de processamento, bem como seu estudo de viabilidade econômica;

    • Comercial / Marketing - utiliza seu conhecimento técnico como diferencial de marketing na prospecção e abertura de mercados, na assistência técnica, no desenvolvimento de produtos junto aos clientes e apoio à área de vendas;

    • Fiscalização de Alimentos e Bebidas - atua junto aos órgãos governamentais de âmbito municipal, estadual e federal, para estabelecer padrões de qualidade e identidade de produtos, além da aplicação destes padrões pelas indústrias, garantindo os direitos do consumidor;

  • Docência - pode atuar na formação de profissionais na área de engenharia, ciência e tecnologia de alimentos bem como em áreas correlatas. De modo geral, para ensino em cursos de graduação, é exigido mestrado e/ou doutorado.


Habilidades necessárias

Quem deseja seguir a carreira em Engenharia de Alimentos deve possuir um perfil com as seguintes características:

  • Facilidade com química e biologia;
  • Poder de concentração e atenção;
  • Ser observador;
  • Organização;
  • Interesse em novas tecnologias.


Diferença entre Engenharia de Alimentos e Nutrição

O vestibulando que possui afinidade com a alimentação pode pode ter dúvidas na escolha entre as duas carreiras. A principal diferença é que Nutrição está mais preocupada com as reações do alimento com o organismo, enquanto Engenharia de Alimentos, embora tenha sólidos conceitos de nutrição, enfoca no processo produtivo, que envolve tecnologias, máquinas, logística etc.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para a profissão de Engenheiro de Alimentos é estável e está muito difundida, principalmente nos países mais industrializados, onde desempenha cada vez mais atividades relacionadas com excelência. No caso desses países, existem muitas oportunidades de intercâmbio com o Brasil, possibilitando o contato com tecnologias de ponta, para posterior adaptação e aplicação às nossas condições.

Embora a indústria alimentícia e a agrindústria sejam os setores que mais empregam, um outro mercado em expansão é o de insumos.

Segundo o CREA-SP, o salário inicial é de R$3.060,00 para jornada de 6 horas.


* * *

Referências:

http://www.abea.com.br/principal.php

http://www.fea.unicamp.br/~site/index.php/pasta/23

http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL76575-5604-2894,00.html

http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/engenharia-producao/engenharia-alimentos-602936.shtml

http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_de_alimentos


Comentários



Veja mais artigos de Exatas

  • Curso de Engenharia Têxtil

    Conheça o curso Bacharelado em Engenharia Têxtil. Onde estudar, mercado de trabalho, salário inicial, habilidades necessárias e muito mais.

  • Engenharia de Petróleo

    Conheça o curso Bacharelado em Engenharia de Petróleo. Onde estudar, mercado de trabalho, salário inicial e habilidades necessárias ao profissional.

  • Astronomia

    O astrônomo estuda o universo, pesquisa e analisa a sua composição, confrontando teorias físicas com observações feitas por modernos telesc

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: