dcsimg

Curso de Engenharia de Produção

  • author Marcele Chinarelli
Por Marcele Chinarelli  / Publicado: 22/03/2012

A Engenharia de Produção é o ramo da engenharia que lida com a concepção, projeto e gerenciamento de sistemas produtivos com o objetivo de aumentar a produtividade e a qualidade tanto de produtos quanto de serviços.

De acordo com o documento “Engenharia de Produção: grande área e diretrizes curriculares”, elaborado pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO, 1998), “ Compete à Engenharia de Produção o projeto, a operação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologia, informação e energia. Compete ainda especificar, prever e avaliar os resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados da matemática, física, ciências humanas e sociais, juntamente com os princípios e métodos de análise e projeto da engenharia.”

Os aspectos relacionados à gestão dos sistemas produtivos vieram a ser a base tecnológica própria dessa carreira. O Engenheiro de Produção, de um modo geral, enfatiza as dimensões do sistema produtivo nas mais diversas organizações, projeta processos produtivos e viabiliza estratégias produtivas.

O curso

Inmagine


O curso, com duração média de cinco anos, é estruturado por ciclos de disciplinas destinadas ao desenvolvimento das competências:

Ciclo Básico: Matemática, Computação, Administração, Economia, Contabilidade, Gestão Ambiental, Estatística, Elétrica, Mecânica, Física, Química.

Ciclo Profissional: Controle Estatístico da Qualidade, Simulação Computacional, Engenharia Econômica, Algoritmos em Grafos, Organização e Métodos (O&M), Planejamento e Controle da Produção, Logística, Ergonomia, Meta-heurísticas, Pesquisa Operacional, Automação, Instrumentação e Controle (Elétrica/Mecânica).

O Estágio e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) são exigidos para obter o diploma.


Onde estudar Engenharia de Produção

Confira quais são as melhores faculdades de Engenharia de Produção segundo resultado do Enade:

A Universidade Federal de Viçosa (UFV), de Minas Gerais, possui os conceitos máximos para o curso. Ainda na região Sudeste, merecem destaque a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), ambas em Minas Gerais, e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

No Sul, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no campus de Joinville, a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), ambas instituições privadas do Rio Grande do Sul.

No Nordeste, a Universidade Salvador (UNIFACS), instituição privada da Bahia, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Federal do Ceará (UFCE).

Na região Norte, merecem destaque a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e a Universidade Federal do Pará (UFPA).


Áreas de atuação

O campo de atuação do engenheiro de produção é amplo: estende-se desde empresas de manufatura até organizações de prestação de serviços, como instituições financeiras, empresas de comércio, operadores logísticos, escolas e autarquias governamentais. Suas funções nessas organizações incluem a especificação, o gerenciamento e o controle de sistemas e de processos produtivos, a avaliação do seu desempenho e a implementação de melhorias no seu funcionamento e nas condições de trabalho.

Ele pode trabalhar em diversas áreas:

  • Operações: execução da distribuição dos produtos, controle de suprimentos;
  • Planejamento: estratégico, produtivo, financeiro;
  • Financeira: controle financeiro, controle dos custos, análise de investimentos;
  • Logística: planejamento da produção e da distribuição de produtos;
  • Marketing: planejamento do produto, mercados a serem atendidos;
  • Tecnologia da Informação: na implantação de sistemas de TI;
  • Gestão: agro-industrial, gestão da manutenção, automação industrial.


Habilidades necessárias

O candidato que deseja seguir essa carreira deve possuir um perfil com as seguintes características:

  • Senso crítico e criativo para análise e tomada de decisões;
  • Capacidade de trabalho em equipes multidisciplinares;
  • Facilidade de adaptação;
  • Organização;
  • Interesse em novas tecnologias.


Diferença entre Engenharia de Produção e Administração

O vestibulando pode ter dúvidas na escolha de sua profissão, já que ambas as carreiras possuem matérias sobre administração, comércio, contabilidade e técnicas de gerência.

A diferença básica é que a área de Administração envolve uma atuação mais geral dentro das organizações, como planejamento e definição de estratégias para a gestão, enquanto a Engenharia de Produção é um curso mais técnico, direcionado a projetos.

Como área de conhecimento, a Engenharia de Produção funciona como um elo entre a tecnologia propriamente dita e a administração das organizações produtivas. O Engenheiro de produção utiliza seus conhecimentos de administração, economia e engenharia para racionalizar o trabalho, aperfeiçoar técnicas de produção e ordenar as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma organização.

Mercado de trabalho

Por ser um profissional com sólida formação científica e com visão geral suficiente para trabalhar os problemas de maneira global, o mercado de trabalho para o Engenheiro de Produção tem-se mostrado extremamente diversificado.

Além do mercado tradicional (empresas e empreendimentos industriais), uma série de setores como finanças, telecomunicações, informática e Internet, passaram a procurar os profissionais formados em Engenharia de Produção.

A maioria das vagas de trabalho concentram-se no sudeste e sul do país, embora a instalação de novas indústrias no Ceará e Paraíba também tem atraído muitos profissionais.

Segundo o CREA-SP, o salário inicial é de aproximadamente R$3.060,00 por 6 horas diárias.

 


* * *

Referências:

http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/engenharia-producao/engenharia-producao-602978.shtml

http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccg/eng_producao.html#profissional

http://www.epr.ufv.br/saiba_mais.php

http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_de_produ%C3%A7%C3%A3o

 

 


Comentários



Veja mais artigos de Exatas

  • Curso de Engenharia de Alimentos

    Conheça o curso Bacharelado em Engenharia de Alimentos. Onde estudar, mercado de trabalho, salário inicial e habilidades necessárias ao profissional.

  • Engenharia de Petróleo

    Conheça o curso Bacharelado em Engenharia de Petróleo. Onde estudar, mercado de trabalho, salário inicial e habilidades necessárias ao profissional.

  • Astronomia

    O astrônomo estuda o universo, pesquisa e analisa a sua composição, confrontando teorias físicas com observações feitas por modernos telesc

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: