dcsimg

Curso de Engenharia Têxtil

  • author Marcele Chinarelli
Por Marcele Chinarelli  / Publicado: 03/08/2012

A Engenharia Têxtil é o ramo da engenharia que trata das técnicas e conhecimentos usados na fabricação e tratamento de fibras, fios e tecidos, além de estudar, projetar e selecionar materiais, equipamentos e tecnologias destinadas aos processos de transformaçãos mecânica ou química na indústria têxtil.

O Engenheiro Têxtil é o profissional habilitado para projetar, desenvolver e instalar sistemas integrados de pessoas, materiais, equipamentos e informação. Também é responsável pela coordenação de equipes de trabalho, realização de estudos de viabilidade técnico-econômica, execução e fiscalização de serviços técnicos. Realiza vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres.

O curso

Inmagine


O curso possui duração média de cinco anos, com obrigatoriedade de estágio e realização de trabalho de conclusão de curso (TCC).

As principais disciplinas que fazem parte da grade curricular do curso são: Cálculo, Química, Física, Eletricidade, Eletrodinâmica, Economia, Logística, Gestão de Projetos, Empreendedorismo, Desenho Técnico, Mecânica, Estatística, Controle de Qualidade Têxtil, Princípios de Resistência dos Materiais, Fundamentos de Elementos de Máquinas, Beneficiamento Primário Têxtil, Planejamento e Controle da Produção.

 


Onde estudar Engenharia Têxtil

Segundo o MEC, seguem abaixo as faculdades que oferecem o curso de Engenharia Têxtil:

Em São Paulo, o Centro Universitário da FEI foi o primeiro curso superior na área têxtil no Brasil. Iniciou a modalidade têxtil no curso de Engenharia Mecânica em 1964, atendendo à demanda de solicitações das indústrias têxteis pelo Sindicato Patronal das Indústrias de Fiação e Tecelagem em Geral do Estado de São Paulo. O curso de Engenharia Têxtil existe desde 1987.

No Rio de Janeiro, o SENAI/CETIQT (Campus Riachuelo) oferece o curso com duração de 8 semestres (matutino ou noturno), destacando sua ligação com as empresas e organizações da cadeia têxtil para a prática profissional dos alunos.

No Paraná, a Universidade Estadual de Maringá (UEM), que obteve nota 4 no Enade (2008), desenvolveu e implantou o curso no município de Goioerê, devido aos avanços da atividade industrial têxtil local. O curso também é oferecido pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) no período matutino/vespertino, com oferta de 44 vagas por semestre.

No Nordeste, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ministra o curso em modalidade presencial com ingresso semestral, pelo Vestibular e pelo ENEM/SiSU.

Áreas de atuação

O campo de atuação do engenheiro têxtil é amplo: desde a matéria-prima aos produtos acabados, podendo passar pela atividade comercial de equipamentos e softwares. Atua em toda a cadeia produtiva têxtil e de vestuário, como indústrias de vestuário, calçados, fornecedores de produtos e insumos, projetos e manutenção de novos equipamentos do setor.

Esse engenheiro pode desempenhar atividades em diversas áreas:

  • Fabricação de fios têxteis, tecidos, malhas e não-tecidos;
  • Beneficiamento de produtos têxteis: tingimentos, estamparia e lavanderia;
  • Vendas técnicas;
  • Marketing;
  • Institutos de Pesquisa;
  • Auditoria e Consultoria;
  • Projetos industriais;
  • Supervisão técnica;
  • Elaboração de normas de segurança na indústria têxtil;


Habilidades necessárias

O candidato que deseja seguir essa carreira deve possuir um perfil com as seguintes características:

  • Organização;
  • Criativiadade;
  • Espírito de liderança;
  • Habilidade com cálculos e mecânica;
  • Organização;
  • Interesse por novas tecnologias.


Mercado de trabalho

O Engenheiro Têxtil pode trabalhar em todas as atividades que envolvam projetos de tecidos e de materiais têxteis nas áreas médica, aeroespacial, automobilística, química, mecânica e construção civil, por exemplo.

A maioria das oportunidades de trabalho estão concetradas nas regiões sul e sudeste do país, como Santa Catarina, que reúne um polo de malharias, fiações e tecelagens. São Paulo e Rio de Janeiro possuem grande número de indústrias têxteis.

Segundo o Confea, o salário inicial é de aproximadamente R$3.270,00 por 6 horas diárias.


* * *

Referências:

http://www.crg.uem.br/cms/index.php?option=com_content&view=article&id=69&Itemid=66

http://www.fei.edu.br/pt-BR/ensino/graduacao/eng_textil/Paginas/engenharia_textil.aspx

http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/engenharia-producao/engenharia-textil-686024.shtml

http://www.prograd.ufrn.br/conteudo/cursos/curso.php?id=12

http://www.utfpr.edu.br/estrutura-universitaria/pro-reitorias/prograd/catalogo-de-cursos-da-utfpr/apucarana/engenharia-textil

http://www.cetiqt.senai.br/novox/port/educacao/graduacao/graduacao_detalhe.asp?cod=1

http://www.igeduca.com.br/salaaula/vest-profissoes-detalhe.cfm?prof_par=58

 

 

 


Comentários



Veja mais artigos de Exatas

  • Curso de Engenharia de Alimentos

    Conheça o curso Bacharelado em Engenharia de Alimentos. Onde estudar, mercado de trabalho, salário inicial e habilidades necessárias ao profissional.

  • Ciência da Computação

    Criar programas de informática é a principal atribuição desse profissional. Para isso, ele analisa as necessidades dos usuários, gerencia e

  • Astronomia

    O astrônomo estuda o universo, pesquisa e analisa a sua composição, confrontando teorias físicas com observações feitas por modernos telesc

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: