dcsimg

Engenharia de Agrimensura

Publicado: 15/07/2007

O Engenheiro Agrimensor orienta e executa projetos de locação de loteamentos, de sistemas de saneamento, de irrigação e drenagem, de traçados de cidades e outros, consulta levantamentos topográficos e geodésicos para abertura de estradas, descreve as dimensões de um terreno, levanta informações sobre sua superfície, relevo e contornos físicos da área. Esses dados são indispensáveis para os projetos de arquitetos e engenheiros. Ele também define as estruturas, faz cálculos das fundações e detecta a necessidade ou não de se fazer aterros, o que é fundamental na construção de barragens, usinas hidrelétricas, aeroportos, linhas de transmissão de energia, etc. Este é um profissional extremamente minucioso, além de precisar ser comunicativo, pois geralmente trabalha em equipes de engenheiros.

O curso
Tem a duração de cinco anos. Esse estudante precisa gostar muito de física, matemática, química e informática. As aulas práticas de treinamento e medição acontecem a partir do terceiro ano, quando o estudante começará a ter contato com equipamentos eletrônicos de medição e aprender a tecnologia dos satélites.

Aptidões desejáveis
Exige habilidade numérica, boa memória e capacidade de imaginar material concreto em outras posições.

Currículo básico
Hidrologia, Matemática, Física, Topografia, Química, Mecânica, Processamento de Dados, Eletricidade.

Especializações
Sem registros.

Atuação
Empresas privadas e públicas nas áreas de construção civil, hidrelétricas e estradas.


Comentários



Veja mais artigos de Exatas

  • Curso de Engenharia Têxtil

    Conheça o curso Bacharelado em Engenharia Têxtil. Onde estudar, mercado de trabalho, salário inicial, habilidades necessárias e muito mais.

  • Curso de Engenharia Cartográfica

    Conheça o curso Bacharelado em Engenharia Cartográfica. Onde estudar, mercado de trabalho, salário inicial e habilidades necessárias ao profissional.

  • Engenharia de Petróleo

    Conheça o curso Bacharelado em Engenharia de Petróleo. Onde estudar, mercado de trabalho, salário inicial e habilidades necessárias ao profissional.

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: