dcsimg

Estatística

Publicado: 16/08/2007

É a área da Matemática que lida com dados numéricos relativos a fenômenos coletivos, naturais ou sociais. O estatístico trabalha a partir da coleta, organização e análise dos dados obtidos. Faz projeções e análises que transformam dados numéricos quantitativos em informações que vão permitir o planejamento racional para o processo decisório.

O profissional pode ser encontrado realizando e planejando censos, fazendo levantamentos oficiais por amostragens, pesquisando a opinião pública ou de mercado, até controlando estatisticamente a qualidade de um produto.

O curso
O curso tem a duração de quatro anos e o estudante precisa gostar muito de matemática e cálculo.

Aptidões desejáveis
É necessário que o Estatístico tenha capacidade de análise e interpretação de dados. São requisitos fundamentais: Base matemática, raciocínio abstrato, interesse por pesquisas, além de exatidão e atenção concentrada.

Currículo básico
Matemática, Metodologia Científica, Planejamento e Pesquisa, Cálculo, Estatística, Teoria das Matrizes e Funções Ortogonais e Análise Estatística.

Especializações
Estatística Econômica, Estatística Social, Estatística Matemática, Estatística Biológica, Estatística Agrícola, Estatística Médico Sanitária, Estatística Demográfica, Estatística Industrial, Estatística Educacional.

Atuação
Institutos de Pesquisa, Órgãos Públicos, ONGs, Consultorias, Marketing. O campo de atuação está ligado às mais diversas profissões já que pode trabalhar em pesquisa e investigações para Ciências Sociais, Medicina, Economia, Psicologia, entre outros.


Comentários



Veja mais artigos de Exatas

  • Curso de Engenharia Têxtil

    Conheça o curso Bacharelado em Engenharia Têxtil. Onde estudar, mercado de trabalho, salário inicial, habilidades necessárias e muito mais.

  • Curso de Engenharia Cartográfica

    Conheça o curso Bacharelado em Engenharia Cartográfica. Onde estudar, mercado de trabalho, salário inicial e habilidades necessárias ao profissional.

  • Ciência da Computação

    Criar programas de informática é a principal atribuição desse profissional. Para isso, ele analisa as necessidades dos usuários, gerencia e

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: