dcsimg

Geofísica

Publicado: 16/08/2007

É a ciência que estuda as propriedades e as condições físicas da Terra. Por pesquisar os fenômenos gravitacionais, sísmicos, elétricos, magnéticos e térmicos sobre a Terra, a Geofísica é uma ciência que une a Física e a Geologia. Ela é necessária para diversas áreas, como a engenharia civil, a meteorologia, telecomunicações, e na exploração de minérios e petróleo.

O geofísico realiza pesquisa de campo e em laboratório, investigando o solo, a hidrosfera e a atmosfera. Ainda faz levantamentos precisos para determinar se uma área é sujeita a abalos sísmicos, além de investigar as propriedades físicas dos mares, a origem dos vulcões, a estrutura das rochas e a distribuição da água subterrânea.

O curso
O curso tem a duração de quatro anos e estatística, geologia, física, matemática, computação e química são fundamentais para esse estudante.

Aptidões desejáveis
Para ser Geofísico é necessário ser observador, ter capacidade de análise e interpretação de dados, gostar de pesquisas científicas e ter aptidão numérica é fundamental.

Currículo básico
Matemática, Processamento de Dados, Física, Cálculo, Química, Geologia, Geodésia, Métodos de Pesquisa.

Especializações
Geofísica Fundamental e Geofísica Aplicada.

Atuação
Empresas de Prospecção de Petróleo, Jazidas Minerais, Usinas Hidrelétricas, ONGs, Magistério.

Onde estudar:

Geofísica - Bacharelado

Bahia

1. UFBA - Universidade Federal da Bahia

Pará

1. UFPA - Universidade Federal do Pará

Rio de Janeiro

1. UFF - Universidade Federal Fluminense

São Paulo

1. USP - Universidade de São Paulo - Câmpus Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas - Butantã / São Paulo.


Comentários



Veja mais artigos de Exatas

  • Curso de Engenharia Têxtil

    Conheça o curso Bacharelado em Engenharia Têxtil. Onde estudar, mercado de trabalho, salário inicial, habilidades necessárias e muito mais.

  • Curso de Engenharia de Pesca

    Conheça o curso Bacharelado em Engenharia de Pesca. Onde estudar, mercado de trabalho, salário inicial e habilidades necessárias ao profissional.

  • Ciência da Computação

    Criar programas de informática é a principal atribuição desse profissional. Para isso, ele analisa as necessidades dos usuários, gerencia e

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: