dcsimg

Ciências Atuariais

Publicado: 15/07/2007

Ciências Atuariais trata da aplicação dos conhecimentos e técnicas no ramo de seguros. O atuário faz cálculos estatísticos, planilha de custo de um determinado tipo de seguro, controla e administra a cobertura de seguros, aposentadorias, pensões, rendas e empréstimos. Fiscaliza e orienta as atividades técnicas de empresas de seguro, capitalização e investimento.
Ele elabora planos de saúde, planos de seguro de vida e previdência, além de outros planos que cubram danos ou perdas patrimoniais. Ele avalia riscos, idade e expectativa de vida das pessoas, definindo quanto um seguro pode valer.
O atuário é um matemático especialista em seguros e pensões. O seu trabalho é eminentemente burocrático, por isso, deve ser meticuloso e organizado. É preciso concentração e gosto pelo trabalho técnico.

O curso
O curso tem a duração de quatro anos. Ele objetiva a formação técnica do atuário, aliada à formação humanística.

Aptidões desejáveis
Trabalha essencialmente com cálculos, por isso, é fundamental ter aptidão numérica desenvolvida, boa memória e capacidade de análise. Deve ser também meticuloso e capaz de raciocinar em função de objetivos e planos.

Currículo básico
Matemática, Estatística, Processamento de Dados, Economia.

Especializações
Área Científica, Comercial e de Aplicação.

Atuação
Empresas de seguros, bancos, instituições financeiras, instituições de previdência privada.


Comentários



Veja mais artigos de Humanas

  • Curso de Jornalismo

    Conhemça o curso Bacharelado em Jornalismo. Onde estudar, mercado de trabalho, salário inicial, habilidades necessárias ao profissional.

  • Administração

    Conheça o curso Bacharelado em Administração. Áreas de atuação, mercado de trabalho, salário inicial e habilidades necessárias ao administrador.

  • Gestão ambiental

    Formação é na área de humanas e profissional atua no gerenciamento ambiental. É o estudo do funcionamento do meio ambiente e das diferentes

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: