Curso de Jornalismo

  • Data de publicação
  • author Marcele Chinarelli
Por Marcele Chinarelli  / Publicado: 31/05/2012

A carreira em Jornalismo trata da apuração, interpretação, registro e divulgação de informação.

O Jornalista é o profissional capacitado para trabalhar com a informação - a matéria-prima dessa carreira - e é de sua responsabilidade a capacidade de refletir a realidade, de forma racional, ágil e objetiva, divulgando-a à sociedade, através dos meios de comunicação utilizando a linguagem adequada para desperter o interesse e a crítica.


O curso

Inmagine


O curso, que na maioria das faculdades é oferecido como habilitação do curso de Comunicação Social, tem duração média de quatro anos. Algumas disciplinas que fazem parte da grade curricular são: comunicação e expressão, teoria da comunicação, técnicas de redação e texto, filosofia, sociologia, economia, fotografia, fotojornalismo, técnicas de entrevista e reportagem. Também são ministradas aulas práticas, onde o estudante começa a ter contato com as diversas áreas de atuação.

Geralmente é necessária a apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para o aluno receber diploma. O estágio não é obrigatório, mas é recomendado.

Onde estudar Jornalismo

Confira quais são as melhores faculdades de Jornalismo segundo avaliação do Enade:

No Sudeste, destacam-se a Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), a Unimonte, em Santos-SP, e a Universidade Estácio de Sá, unidade de Petrópolis (RJ).

Na região Sul, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Universidade Estadual de Ponta Grossa, ambas no Paraná, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

No Nordeste, a Universidade Federal da Bahia (UFBA), curso ministrado no Campus Universitário - Federação, em Salvador.

Área de atuação

Sua atuação é voltada para veículos da grande imprensa, da imprensa especializada, em assessorias de comunicação ou de imprensa em organizações e em todo o segmento da área comunicacional.

As principais funções do jornalista são:

  • Jornalismo Impresso: repórter, editor, redator, revisor, editoralista, repórter fotográfico e pesquisador.
  • Jornalismo Radiofônico e Televisivo: repórter, redator, noticiarista, produtor de programas jornalísticos em geral e pesquisador.
  • Jornalismo Digital: pesquisador, repórter, redator, produtor e editor de formatos de jornalismo digital, administrar conteúdos na Internet como blogs, revistas eletrônicas e portais.
  • Comunicação Social: trabalhar em empresas de diversos portes na parte de assessoria de comunicação, redigindo textos institucionais que valorizam a imagem da empresa ou de um produto.


Esse profissional pode trabalhar nas seguintes atividades:

  • Pesquisa e produção, edição e revisão de textos, sons ou imagens;
  • Desenvolvimento de notícias, documentários, entrevistas e reportagens;
  • Atuação em centros de documentação e pesquisa ligados às grandes organizações de mídia e comunicação;
  • Planejamento e desenvolvimento de estratégias de comunicação empresarial;
  • Elaboração de veículos e canais de comunicação em instituições para ampliar sua presença diante dos mercados e públicos de interesse.


Habilidades necessárias

Para seguir a carreira em Jornalismo, o estudante deve possuir algumas dessas características::

  • Senso crítico;
  • Capacidade de expressão;
  • Raciocínio lógico e perspicácia
  • Domínio da Língua Portuguesa e Redação;
  • Ter interesse por leitura;
  • Manter-se bem informado;
  • Curiosidade


Mercado de trabalho

O mercado de trabalho é amplo. É possível trabalhar nas áreas de planejamento, pesquisa e redação em empresas jornalísticas ou veículos de comunicação em geral, assessoria de comunicação, comunicação institucional ou comunicação corporativa, Agências Integradas ou Especializadas de Comunicação: marketing direto, marketing de incentivo, comunicação dirigida e eventos ou ainda em instituições governamentais ou do chamado terceiro setor, nas áreas de gestão de comunicação, pesquisa e relacionamento com públicos.

A Internet, por ser um meio de informação de atualização dinâmica, tem crescido bastante em audiência e é onde há cada vez mais procura por profissionais de jornalismo, principalmente para atualização de sites de notícias e grandes portais.

A maior parte das vagas são concentradas nas capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. Estão aumentando as oportunidades em cidade do interior, principalmente na região sudeste.

Segundo o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, O salário inicial é de R$1833,00 (para 5 horas diárias em jornais ou revistas da capital) e R$2075,78 (para a área de assessoria de imprensa na capital).


* * *

Referências:

http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/comunicacao-informacao/jornalismo-602164.shtml

http://www.espm.br/Vestibular/SaoPaulo/PorQueEstudar/Jornalismo/Pages/Curso.aspx

http://www.ufpe.br/proacad/index.php?option=com_content&view=article&id=120&Itemid=138

http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL17138-5604-2894,00.html

http://www.puc-campinas.edu.br/graduacao/cursos/jornalismo/sobre/

http://www.unip.br/ensino/graduacao/tradicionais/hum_com_social_jornalismo.aspx

http://seletivo2012.com.br/FIAMFAAM/ler.asp?ic=19&gclid=CLHB1IGOq7ACFc6R7QodxgiIUg

http://www.metodista.br/jornalismo/jornalismo/curso

 

 

 

 


Comentários



Veja mais artigos de Humanas

  • Curso de Marketing

    Conhemça o curso Bacharelado em Marketing. Onde estudar, mercado de trabalho, salário inicial, habilidades necessárias ao profissional, e mais.

  • Administração

    Conheça o curso Bacharelado em Administração. Áreas de atuação, mercado de trabalho, salário inicial e habilidades necessárias ao administrador.

  • Gestão ambiental

    Formação é na área de humanas e profissional atua no gerenciamento ambiental. É o estudo do funcionamento do meio ambiente e das diferentes

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Confira no Passeiweb

  • O primeiro voo do Homem no espaço

    Em 12 de abril de 1961 o homem decolava, pela primeira vez, rumo ao espaço. Em 2011, no aniversário de 50 anos deste fato, ocorreram comemorações no mundo inteiro e, principalmente, na Rússia.
  • Tsunami

    Tsunami significa "onda gigante", em japonês. Os tsunamis são um tipo especial de onda oceânica, gerada por distúrbios sísmicos.
 

Instituições em Destaque

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo:
 
 
 
-

Notícias e Dicas - Vestibular

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas do Vestibular e dicas de estudo: