dcsimg

Tecnologia em Radiologia

  • author Marcele Chinarelli
Por Marcele Chinarelli  / Publicado: 03/05/2012

A carreira de Tecnologia em Radiologia forma um profissional qualificado que atua nos setores que utilizam radiações ionizantes e ressonância magnética. Seu trabalho pode ser empregado na Medicina (identificação de problemas de saúde através de exames de Raio-X ou ressonância magnética), Indústria (em operações de fontes radioativas para esterilização de produtos como alimentos e medicamentos) e Engenharia (rastreamento de estruturas).

O Tecnólogo em Radiologia tem capacidade para operar equipamentos de diagnóstico por imagens que produzem radiografias convencionais ou digitais, integrando equipes sob supervisão do médico especialista em radiologia, de medicina nuclear ou de radioterapia. Também realiza testes para medir os níveis de radioatividade em certos produtos.

Para exercer a profissão, é preciso ser registrado no Conselho Regional de Técnicos em Radiologia.


 

O curso

Inmagine


O curso superior de Tecnologia em Radiologia tem duração média de três anos e meio. Fazem parte da grade curricular disciplinas como: química, matemática, física aplicada, informática, anatomia, fisiologia, técnicas de enfermagem, proteção radiológica, gestão de Serviços em Saúde e conteúdos específico.

O Estágio é obrigatório, bem como a apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

 


Onde estudar Radiologia

Confira quais são as melhores faculdades de Tecnologia em Radiologia segundo avaliação do Enade:

Em São Paulo, a Faculdade Santa Marcelina (FASM), instituição privada, possui conceito máximo. O curso é reconhecido como o melhor do país entre faculdades particulares.

Na região Sul, destacam-se a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) que oferece o curso em regime semestral com duração de 03 anos, e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IF-SC) que possui convênios com Hospitais da Região de Florianópolis para aulas práticas e visitas.

No Piauí, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauá (IFPI) oferece o curso que é ministrado em Teresina e tem duração de 03 anos.


 

Área de atuação

O tecnólogo em Radiologia tem conhecimentos técnicos e científicos para atuar nas áreas de pesquisa, gerenciamento e apoio a exames. Algumas funções desse profissional são:

  • Aprimoramento de novos métodos na execução de exames;
  • Dar assistência aos pacientes;
  • Realização de exames de tomografia computadorizada, radiologia convencional e odontológica, ressonância magnética e mamografia;
  • Processar filmes radiográficos;
  • Gerência dos protocolos de controle de qualidade;
  • Execução de procedimentos no âmbito da medicina nuclear;
  • Realização de procedimentos de aplicação das radiações na radioterapia;
  • Gerenciamento de resíduos hospitalares;
  • Desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica no âmbito da radiologia;
  • Manuseio adequado de materiais radioativos.


Algumas especialidades:

  • Radiodiagnóstico por Imagem incluindo Radiologia Odontológica;
  • Radioterapia;
  • Medicina Nuclear e Radioisótopos;
  • Hemodinâmica;
  • Radiologia Veterinária.


Habilidades necessárias

Quem deseja seguir a carreira de Tecnólogo em Radiologia deve possuir algumas das características a seguir:

  • Ter habilidade com matérias de exatas (como matemática, física e química);
  • Pensamento científico;
  • Gostar de tecnologia;
  • Ser observador.


Mercado de trabalho

O mercado de trabalho é um dos que possuem os maiores investimentos na área da saúde, principalmente no desenvolvimento de novas tecnologias, exigindo boa demanda por profissionais qualificados.

O trabalho é realizado nas áreas de Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Medicina Nuclear, Radioterapia, Exames Odontológicos, Mamografia, Radiologia Geral e Digital, Radiologia Industrial, Processamento de Imagens, Gestão de Serviços, Prevenção e Promoção de Saúde.

Os maiores empregadores são hospitais, clínicas e laboratórios de análises clínicas. Também há boas oportunidades nas indústrias química, alimentícia e farmacêutica. Em algumas empresas de tecnologia, encontramos esse profissional atuando no desenvolvimento de novos produtos, como representante comercial ou consultor técnico.

Segundo o Sindicato dos Tecnólogos, Técnicos e Auxiliares em Radiologia do Estado de São Paulo, o salário inicial é de aproximadamente R$1.428,00 (24 horas semanais).


* * *

Referências:

http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL651659-15526,00.html

http://www.utfpr.edu.br/estrutura-universitaria/pro-reitorias/prograd/catalogo-de-cursos-da-utfpr/curitiba/tecnologia-em-radiologia

http://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?newsID=DYNAMIC,oracle.br.dataservers.CourseDataServer,selectCourse&course=3754&template=409.dwt&unit=NONE&testeira=723&type=G&sub=0&gclid=CKeMpby44q8CFcZe7AodrynM_w

http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/saude/radiologia-601894.shtml

http://www.fateci.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=7&Itemid=13

http://www.ulbra.br/radiologia/o-curso/

http://saocamilo-sp.br/novo/graduacao/tecnologia-radiologia.php

http://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?newsID=DYNAMIC,oracle.br.dataservers.CourseDataServer,selectCourse&course=3754&template=409.dwt&unit=NONE&testeira=723&type=G&sub=0&gclid=CKeMpby44q8CFcZe7AodrynM_w


Comentários



Veja mais artigos de Tecnologicas

  • Tecnologia em Logística

    Conheça o curso Tecnológico de Logística. Onde estudar, mercado de trabalho, salário inicial, habilidades necessárias ao profissional.

  • Tecnologia em Produção Industrial

    Conhemça o curso Tecnológico de Produção Industrial. Onde estudar, mercado de trabalho, salário inicial, habilidades necessárias ao profissional.

  • Tecnologia em petróleo e gás

    Profissional pode atuar na extração, refino e distribuição dos recursos. Duração do curso é menor e voltada para a aplicação imediata. Co

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: