dcsimg

Como funciona o FIES


O FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) é um programa de financiamento estudantil criado pelo Governo Federal para conceder financiamentos a estudantes de baixa renda em cursos de graduação presencial.


As inscrições são gratuitas e acontecem duas vezes por ano.

Quem pode participar do FIES

O FIES é destinado a quem tem renda familiar bruta mensal de até 2,5 salários mínimos por pessoa.

Além de comprovar os requisitos de renda, o candidato precisa ter feito qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota maior do que zero na redação.

Como se inscrever para o FIES?

As inscrições para o FIES acontecem duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre. Nas datas definidas pelo MEC, o candidato se inscreve pela internet, no FIES Seleção.

O que acontece se eu passar no FIES?

Quem passa na seleção do FIES tem um prazo para se cadastrar em outro sistema, o SisFIES, comprovar documentação na faculdade onde conseguiu a vaga e contratar o financiamento.

Como funciona o financiamento do FIES?

Dependendo da renda e do comprometimento do orçamento com as mensalidades, o FIES paga um percentual da mensalidade. O empréstimo tem juros mais baixos do que os créditos estudantis privados, um prazo de carência e vários anos para pagar.

Funciona assim:

  • Fase de Utilização: enquanto você estiver estudando, paga somente parcelas trimestrais referentes aos juros.
  • Fase de Carência: ao se formar, você terá alguns meses para organizar seu orçamento antes de pagar a dívida. Nesse período, só precisará pagar as parcelas trimestrais referentes aos juros.
  • Fase de Amortização: passado o período de carência, você começa a pagar a dívida do FIES, em parcelas mensais. O prazo é de vários anos e depende da duração do curso financiado.

Faculdades que participam do FIES

Para participar do FIES, a instituição precisa ser reconhecida e bem avaliada pelo MEC. A lista completa, com todas as faculdades e cursos disponíveis, é divulgada no período de inscrições de cada edição do Programa: no primeiro e no segundo semestre.

Confira algumas faculdades que costumam participar do FIES:

Veja também:

Como usar o FIES para pagar a faculdade

Vai pedir o FIES? Conte para a gente aqui nos comentários!

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: