dcsimg

Sistema de Seleção Unificada (SiSU)


Com a relevância alcançada pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos últimos anos, algumas dúvidas tem sido frequentes entre os estudantes que desejam ingressar no Ensino Superior: o que é o SiSU, como funciona, como participar, entre outras. Abaixo trazemos um breve guia que poderá ajudá-lo a entender essas questões. Confira:

O que é o SiSU?

SiSU é a sigla para Sistema de Seleção Unificada. Foi criado e é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). É um método pelo qual universidades e faculdades públicas oferecem vagas a quem participa do Enem.

Quem pode participar do SiSU?

Estão aptos a participar do SiSU candidatos que tenham prestado o Enem do ano anterior ao ano corrente e não obtiveram nota zero na redação do Exame. Por exemplo: puderam participar do SiSU 2013 os candidatos que prestaram o Enem 2012.

Como faço minha inscrição no SiSU?

O MEC abre inscrições para o SiSU duas vezes por ano, para ingresso no primeiro e no segundo semestre. As inscrições são efetuadas dentro da data estipulada no site http://sisu.mec.gov.br/.

As inscrições são gratuitas e o candidato escolhe até duas opções de cursos, sendo possível alterá-las durante as inscrições.

Vagas oferecidas no SiSU

No portal do Programa, mantido pelo MEC, é possível consultar as instituições que participam do SiSU e as vagas que estas oferecem. Na última edição, o MEC ofertou quase 130 mil vagas.

Edições

SiSU 2013.2

O cronograma da segunda edição de 2013, que deverá ocorrer na metade do ano, será lançado futuramente pelo MEC, com o período de inscrição, vagas e cursos disponíveis, divulgação de chamadas e calendário de matrículas.

SiSU 2013.1

Na primeira edição deste ano, foram ofertadas 129.279 vagas em 3.751 cursos de 101 instituições públicas de ensino superior. Foi registrado quase 1,95 milhão de inscritos, o que representou um recorde.

A lista de aprovados foi divulgada no dia 14 de janeiro e a segunda chamada em 28 de janeiro.

Fonte: Ministério da Educação (MEC)

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: