dcsimg

A Fotografia no Brasil


Foi no Brasil, mais precisamente na cidade de Campinas, em S?o Paulo, no ano de 1833, que um inventor

chamado Hercules Florence criou a palavra Fotografia para designar uma de suas descobertas. Assim nosso Pa?s ? considerado um dos pioneiros nessa forma de representa??o da realidade. A data da inven??o de Florence surpreende ao se comparar com os demais inventos: na Inglaterra, a Calotipia, por William Henry Fox Talbot, em 1835; e na Fran?a, a Heliogravura, por Nicephore Niepce, em 1827; o processo positivo em papel, de Hypolyte Bayard, em 1839; e a Daguerreotipia, por Louis Jacques Mand? Dagu?rre, tamb?m em 1839.

? importante ressaltar que destes inventos apenas os processos de Hercules Florence e de William Henry Fox Talbot eram processos baseados no princ?pio da reprodutibilidade, como conhecemos hoje (negativo/positivo). Dada a simultaneidade nas descobertas tecnol?gicas, torna-se dif?cil a identifica??o de um ?nico inventor. Descobertas t?o importantes s?o provocadas por uma necessidade emergente da sociedade como um todo. Hoje podemos afirmar que a descoberta da fotografia teve suas bases nestes cinco inventores.

OS PIONEIROS


Senzalas, foto de Victor Frond, Rio de Janeiro, 1859

Na segunda metade do s?culo XIX, ?poca coincidente com o desenvolvimento da fotografia, o Brasil encontrava-se em acelerado desenvolvimento econ?mico. A imigra??o de europeus para compartilhar nossas metas de progresso trouxeram junto ? m?o-de-obra e ? tecnologia, fot?grafos e aparatos fotogr?ficos para documentar e difundir esta transforma??o social e econ?mica. Das ?ltimas tr?s d?cadas deste per?odo temos imagens registradas por excelentes fot?grafos, como Milit?o Augusto de Azevedo, Henrique Rosen, Alberto Henschel, Carneiro & Gaspar, Guilherme Gaensly, Juan Gutierrez, Marc Ferrez (fotos), Victor Frond, Louis Niemeyer, Augusto Stahl, A. Frisch, Christiano J?nior, Felipe Augusto Fidanza, George Leuzinger, Carlos C?sar, Augusto Riedel. Do in?cio do s?culo XX temos a inacredit?vel produ??o de Val?rio Vieira, sem d?vida o pioneiro no Brasil da fotografia de express?o pessoal ou criativa.

OS MODERNISTAS

Na fotografia brasileira, a partir da d?cada de 20 destacamos Conrado Wessel, n?o somente pela documenta??o do Estado e da cidade de S?o Paulo mas, tamb?m, pela fabrica??o do papel fotogr?fico Wessel, com o qual colaborou decisivamente para a difus?o da fotografia brasileira, de 1928 at? 1958. A partir do final da d?cada de 30 recebemos alguns fot?grafos de origem alem?, que trouxeram consigo a centelha da revolu??o est?tica do movimento Bauhaus. Estes fot?grafos influenciaram diretamente a produ??o do meio no tocante ao fotojornalismo e ? express?o art?stica. S?o eles: Hildegard Rosenthal, Hans Gunther Flieg e Alice Brill. Na d?cada de 40, a "pedra de toque" da fotografia criativa brasileira, Geraldo de Barros, inicia suas pesquisas nesta linguagem. De 1946 a 1952, este mestre formula novas formas de pensar fotografia. Sua produ??o deste per?odo permanece ainda hoje como fonte de refer?ncia e motiva??o para os artistas brasileiros e estrangeiros.

REALISMO PO?TICO

Na fotografia brasileira, o ponto de muta??o dos anos 60 foi, sem d?vida o fotojornalismo. Durante este tempo, o p?blico aprendeu a ver fotografia, principalmente com as revistas O Cruzeiro, Manchete, Fatos e Fotos e os jornais A ?ltima Hora, O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil, Zero Hora e Folha de S. Paulo.

Simultaneamente, tivemos o surgimento de tr?s ve?culos que promoveram uma fotografia contundente enquanto informa??o, por?m bel?ssima em sua estrutura est?tica: as revistas Realidade e Bondinho e o Jornal da Tarde, de S?o Paulo, fundamentais na evolu??o e populariza??o da fotografia moderna brasileira. Atrav?s destes ve?culos tomamos contato com a produ??o de mestres como Boris Kossoy, Chico Albuquerque, Cl?udia Andujar, David Drew Zingg, Dom?cio Pinheiro, George Love, Jean Manzon, Jos? Medeiros, Lew Parella, Luigi Mamprin, Lu?s Humberto, Maureen Bisilliat, Orlando Britto, Otto Stupakoff, Pierre Verger, S?rgio Jorge e Walter Firmo. Estes fot?grafos ousaram colocar sua interpreta??o dos fatos que documentaram, trazendo, assim, a marca do autor ?s suas imagens.

FOT?GRAFOS CONTEMPOR?NEOS

Nas ?ltimas tr?s d?cadas do s?culo XX a fotografia brasileira manteve sua posi??o de pioneirismo, ruptura e renova??o. Nestes anos vorazes por imagens surgiram muitos fot?grafos conscientes, decididos a expandir ainda mais as fronteiras deste meio de documenta??o e express?o. De alguns destes destacados fot?grafos contempor?neos apresentamos as imagens e breves biografias:


S?o Paulo, foto de Antonio Saggese, 1987
Ant?nio Saggese - Nascido em S?o Paulo em 1950 e graduado em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de S?o Paulo (FAU-USP), Ant?nio Saggese inicia carreira como fot?grafo em 1969. Dirige est?dio pr?prio, onde desenvolve trabalhos de publicidade e de express?o pessoal. Atua??o: publicidade e express?o pessoal.


Sem t?tulo, foto de Eust?quio Neves,
Belo Horizonte, 1997
Eust?quio Neves - Nascido em Juatuba, Minas Gerais, em 1955, o fot?grafo autodidata Eust?quio Neves atua desde 1984 como free-lancer nas ?reas de publicidade e documenta??o. Desenvolve pesquisas com t?cnicas alternativas, ao mesmo tempo em que busca novas linguagens na fotografia enquanto express?o art?stica. Atualmente dedica-se a uma pesquisa etnogr?fica junto ?s comunidades negras remanescentes dos antigos quilombos. Atua??o: etnofotografia e express?o pessoal.


Bananeira, foto de Marcelo Lerner,
platinotipia, S?o Paulo, 1994
Marcelo Lerner - Nascido em S?o Paulo em 1967, iniciou em fotografia no jornal da col?nia italiana Il Corriere. Em 1989 trabalhou para o mestre mexicano Manuel Alvarez Bravo, especializando-se em impress?o em emuls?o de platina e pal?dio. No in?cio de 1997, imprimiu em platinotipia as 82 imagens da Cole??o Referencial da Hist?ria da Fotografia Brasileira expostas no mesmo ano no Instituto Cultural Ita?, em S?o Paulo. Desde 1995 ? s?cio do Imager Centro de Estudos da Imagem Fotogr?fica, onde desenvolve pesquisas, impress?es de portfolios e prints de exibi??o, al?m de fotografia aplicada de publicidade. Atua??o: publicidade e express?o pessoal.

M?rio Cravo Neto - Nascido em Salvador, Bahia, em 1947, iniciou em fotografia como meio de express?o pl?stica em 1964. Estudou de 1969 a 1970 na Art Student's League de Nova York. Um dos fot?grafos brasileiros mais conhecidos internacionalmente, tem trabalhos nas principais cole?es privadas e de museus do mundo. Atua??o: express?o pessoal.


Luciana, foto de M?rio Cravo Neto, 1994

Tinho com Osso, foto de M?rio Cravo Neto, 1990

Fonte: Minist?rio das Rela?es Exteriores

>> Confira também em

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: