A Igreja do Diabo (Conto de Histórias sem Data), de Machado de Assis

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Anlise da obra

A obra machadiana permeada de surpresas e fatos curiosos; no s em suas histrias, como nos fatos que a constituem. Com personagens densos e "humanamente verdadeiros", Machado de Assis cria uma narrativa de tenso por ser to perturbadora, deixando no leitor aquela sensao de asfixia.

Em A Igreja do Diabo, conto dividido em 4 capítulos, o que temos uma narrativa densa e, aparentemente, banal e de simples interpretao. Porm, para o leitor atento e bem munido de exemplos referencialmente citados ao longo do texto, a interpretao no se torna to objetiva assim. Sobretudo, o mais importante que se trata de uma grande aplogo constitudo por outros menores; da o seu carter moralizante. Mas o que d o toque genial ao conto so as inmeras referncias ao longo do texto. Quando esse fator atentamente observado percebemos, claramente, os valores da stira e da pardia constituindo um pilar que serve de base para a criao machadiana, principalmente, nesse texto, onde os elementos carnavalescos so fartamente explorados.

O conto, que integra Histrias sem data, cujos personagens principais so Deus e o Diabo, enfoca de forma cmica a relao Deus/religio, homem/razo. Traz tona a discusso de como cada pessoa pode exercer a religiosidade sem medo de viver suas incertezas, ou mesmo de duvidar da eficcia da benevolncia do homem. Na discusso o Diabo questiona a hipocrisia religiosa e as prticas salvacionistas.

A religio est sujeita crtica ferina do escritor. Neste conto Machado de Assis criticou todas as formas religiosas existentes no Brasil, bem como o modo de comercializar a f atravs das vendas de conceito religioso. Porque todas as religies vendem uma mesma ideologia, a salvao. Inclusive, com prticas proibitivas. Na viso de Machado a elite brasileira se afasta das prticas diversificadas de religies por pura hipocrisia e preconceitos.

A verossimilhana apresentada no conto paradoxal, porque no revela, antes de tudo, uma grande metfora. Faz uma brincadeira muito perspicaz com o leitor, usando inmeros recursos de vrias fontes, chegando a ser sufocante. O retrato cruel e melanclico, mas o resultado imensamente satisfatrio; sentimo-nos devorando Machado de Assis e rindo do par carnavalesco de Deus e do Diabo.

Este conto foi classificado como sendo uma espcie de fbula, marcada pela ironia, mas a rigor, não é, pois além de não constituir uma narrativa curta, os seus protagonistas não são animais irracionais à maneira de La Fontaine que falam de um modo integralmente humano e ainda é permeada por diálogos entre divindades: Deus e seu anjo renegado, o Diabo. Portanto, extrapola até os limites do fabuloso.

A Igreja do Diabo traz uma srie de alegorias e smbolos. A literatura machadiana se baseia muito na simbologia de uma forma geral, mas nesse conto que esse recurso aparece recorrentemente, assim como o humor trgico e amargo dado o pessimismo com que o autor enxerga a alma humana. Nesse conto, Machado de Assis exercita a sua capacidade de julgamento de atos buscando uma verdade que se mostra cruel na mscara do riso.

O esboo humano que o escritor traz nesse conto, mais uma vez, o do homem facilmente corruptvel e sujeito s influncias malignas ou de qualquer espcie. Em A Igreja do Diabo, o escritor tece uma outra "nova teoria sobre a alma humana". Essa teoria se d por meio de vrias alegorias e mitos. O autor mostra essa imagem humana refletida num espelho invertido. O que o Diabo prope uma doutrina muito semelhante a de Deus, com a nica diferena de que acaba sendo sua mais profunda negao. O Diabo se prope a negar o que reflete; mostrar o contrrio.

Machado de Assis conta a histria narrada num velho escrito beneditino do dia em que o diabo resolveu fundar uma igreja, a fim de concorrer com as diversas religies. Dizia-se cansado de ser desorganizado, de ficar com as circunstanciais sobras das diferentes manifestaes de f.

Fundando uma igreja, teria vantagem de ser nica neste tipo de pregao, ao passo que para adorar deuses, havia vrias: enquanto as outras religies se combatem e se dividem, a minha ser nica; (...)

H muitos modos de afirmar: h um s de negar tudo. O Diabo vai a Deus e comunica sua inteno. Por meio de aplogos e mximas, o Diabo explica a necessidade da nova instituio, demonstrando-a com a maestria de manipulao de recursos de estilo, entre eles o uso da ironia a favor de jogos lingsticos na criao de uma linguagem refinada. A viso machadiana do mundo perseguida pela sombra do pessimismo, que se revela na descrena da melhora do esprito humano. Machado no acredita nas virtudes humanas. O mundo, na concepo machadiana, aquele em que o Mau predomina sobre o Bem, e no qual, as virtudes esto submetidas s mazelas.

O "Diabo" de Machado de Assis, mesmo lutando contra o Bem, acaba colaborando com Deus, e por isso o criador o deixa fundar o seu ministrio para recolher os homens que esto perdidos. Para o Mal personificado no conto, o erro necessrio humanidade. O autor afirma que o Diabo comunica ao Senhor a fundao da Igreja, por "lealdade" e para "no ser acusado de dissimulao". Os motivos que o levam tal empreendimento o do desejo da organizao e da retificao da sua imagem que, segundo ele, no era como diziam as "velhas beatas" e que, na verdade, era "gentil e airoso". Outras vezes, o Diabo se denomina o "prprio gnio da Natureza", provocando aqui uma inverso de papis. O Diabo colocou-se no patamar de Pai de Deus. De quem , afinal, o reino "casual e adventcio"?

Imediatamente, desce terra e comea sua pregao. Defende a inveja, a gula, a preguia, tudo com justificativas da histria, das letras e das artes. Rapidamente, obtm mais e mais adeptos, tornando-se a nova igreja hegemnica.

Com a imposio de novos dogmas e crenas, o Diabo persuade at convencer os homens de que o Mal pode ser melhor do que o Bem. Multides vm a ele crendo nessa nova descoberta, assim como vieram a Jesus, quando este veio ao mundo como Messias enviado por Deus para salvar a humanidade. O Diabo tambm usa de aplogos e smbolos para exemplificar sua doutrina. Uma dessas alegorias a das franjas e mantos de algodo ou de seda. O que demonstra o carter ambguo do homem. Mostra, dialeticamente, a convivncia harmnica dos paradoxos que apresentam virtudes boas e ms.

Os dogmas do Diabo propagou-se pelo globo, tornando-se conhecidos em muitas lnguas. Temos depois, todavia, estabelecida e difundida a Igreja, o Diabo percebeu baixas entre seus fiis. Aqui e ali seus seguidores praticavam, s escondidas, atos de bondade, de restituies de roubo, de arrependimento.

A idia de que o Diabo, o esprito da confuso, buscava a organizao de seu reino interessante. Alm disso, ele queria tambm a prpria missa com muito vinho e po, mesma aluso direta ao jejum cristo e celebrao do corpo e sangue de Cristo. O Diabo faz referncias bblicas, como a da "tenda de Abrao". Numa aspirao a reunir todos os povos - divididos pelas outras religies - busca a religio nica e suprema, que ter uma unidade fiel e verdadeira. Maom e Lutero aparecem, no como a ameaa da religio islmica ou protestante, mas como obstculo facilmente transponvel.

Machado mostra a dualidade de carter em cada um dos preceitos pregados pelo Diabo. Um exemplo o do Padre Galiani, que ligado aos enciclopedistas franceses, mesmo sendo religioso levava em considerao a utilidade e a raridade das coisas: "Leve a breca o prximo! No h prximo!" - frase que parece proferida da boca do prprio Machado de Assis.

Quando em "A Igreja do Diabo", os homens voltam a praticar as antigas aes porque aquelas, de certa forma, tinham uma explicao, seno cientfica, metafsica. J quando se revoltam contra o Diabo, porque este estava impondo-lhes os antigos preceitos de obedincia, indo contra a liberdade e adquirindo seu direito de controle da humanidade, sob a desculpa de uma religio, indo contra o direito natural do homem para seu prprio engrandecimento, obtendo maior espao para suas aes. A estrutura religiosa, vista desse modo, muito desoladora, explicando o pessimismo de Machado diante do mundo.

A volta prtica das antigas virtudes pelos homens atordoa o Diabo. O homem seria to contraditrio que nada capaz de defini-lo? O homem um ser inexplicvel, s que o mais perturbador e surpreendente a maneira pela qual ele usa o seu to cotado livre-arbtrio.

Pesquisando a fundo, verificou o Diabo que em todo o mundo j se espalhava tal atitude. Atnico, o Diabo volta aos céus, sem compreender o que havia acontecido, e Deus o consola com uma frase complacente, a propósito de uma alegoria:

" - Que queres, tu, meu pobre Diabo? As capas de algodão têm agora franjas de seda, como as de veludo tiveram franjas de algodão. Que queres tu? É a eterna contradição humana."

No conto, Deus est conformado com essa contradio humana, justamente, porque sabe que esse sentimento de confuso parte d'Ele mesmo. Ao mesmo tempo que o Esprito Santo est contra o Esprito Negador, o pecado pode estar a favor do homem, por que, afinal, o que o pecado, fora dos limites da religio crist? O Diabo no prope nada de extraordinrio aos seus sditos, somente mais uma manipulao em forma da liberdade to almejada do pecado. E o homem quer ser livre, por isso, vive se contradizendo o tempo todo. Porque quando no se est sobre domnio de um deus, h a negao de todos os princpios morais; suprime-se toda a diferena entre bom e mau, virtude e vcio.

A "contradio humana" aludida no texto remete contradio da religio crist em eterno conflito com a essncia do homem. Se, para a religio, s Deus existe e atua, agindo verdadeiramente, essa idia religiosa contradiz o entendimento e o sentido natural que concede s coisas naturais uma certa espontaneidade; o livre-arbtrio humano. Criam-se dois plos, um positivo que Deus, e outro negativo que o mundo. Deus s existe, na verdade, para explicar o sentido da mquina do universo. O homem, que limitado de entendimento, revolta-se contra esse poder originalmente divino. A religio crist v o mundo num sentido prtico, de uma origem mecanicista, como algo que foi criado por Deus. Essa mquina controlada divinamente leva o homem a crer alegremente numa fora desconhecida despertando, desse modo, a conscincia do homem de sua nulidade e dependncia de Deus. O homem quer se libertar contra essas verdades presentes, contestando sua origem.

Trata-se de um conto "moralizante" e, em vrios pontos, se assemelha a um aplogo. S que as imagens de que dispe so elaboradas artisticamente. notvel a influncia de Rabelais que, inclusive, citado numa passagem do texto.

A questo da abordagem do tema religioso sendo explorado parodicamente, remete o conto Stira Menipia e a Rabelais, pois os smbolos tomados por Machado de Assis so mais do que tipos carnavalescos sem importncia, porque em determinado momento, h uma crtica, no da religio, mas da prpria f humana. uma crtica psicolgica que d uma realizao artstica do olhar do escritor sobre a realidade contempornea.

Machado de Assis prefere transferir aos homens todo o seu dio e indiferena, porque com toda essa tirania e hipocrisia no h como acharmos na sua literatura exemplos das virtudes humanas. Tudo se reduz maldade e ao egosmo. Dessa forma, o Diabo no conto defendeu que o amor ao prximo era "uma inveno de parasitas" e que este no merecia nada alm da indiferena; e em alguns casos, at mesmo o dio e o desprezo. O que parece que Machado de Assis encarna o prprio alter ego da figura do Diabo no conto, sendo seu prprio Fausto. Em seus contos, so raros os atos honestos e nobres e, se aparecem, esto sob a mscara do egosmo, arrastando "as franjas de algodo na capa de veludo."

A viso pessimista do mundo, de acordo com o escritor, que traz os homens submisso do Diabo depois do "abandono" de Deus porque a vida na Terra nada mais do que desiluso e fracasso, na concepo machadiana. Em A Igreja do Diabo, pode-se ver a atualizao de uma lenda que trata de personagens do imaginrio cristo, por outro lado, uma forma velada de se expor um mito. Machado de Assis se utiliza da tomada de um mito religioso para a demonstrao do carter humano.

O que se apresenta aqui , novamente, a idia do espelho que acaba por refletir uma imagem inversamente ao objeto original. Deus e o Diabo, no conto, so tambm muito parecidos: ambos irnicos e perversos, at sob a mscara da bondade, e muito frios ao calcular todos os meios de se controlar e atrair seus fiis. Ambos so reflexos da personalidade humana e por isso, popularmente, se ouve dizer que h um anjo e um demnio em cada indivduo. O Diabo sugere, desde a sua origem bblica, o mito de caro; aquele que obtm do Pai asas para voar, mas cai nas guas profundas do Oceano, por desejar subir mais alto do que deveria ir.

Quando o Diabo chega ao cu, diz a Deus no vir pelo servo Fausto, mas "por todos os Faustos do sculo e dos sculos" (e esse trecho j se trata de uma pardia do final da liturgia na missa catlica), reporta-nos ao Mefistfeles, do escritor alemo Goethe. O evidente da obra alem est na "simpatia" que Deus demonstra a Mefistfeles e que, alis, recproca. Assim como nem em Fausto, de Goethe, e nem na literatura machadiana, as palavras so empregadas gratuitamente, vemos na primeira, o adjetivo alemo "gern" ("de muito bom grado", "prazerosamente") pronunciada por Deus e pelo Diabo. Da mesma maneira, no conto machadiano, quando Deus se dirige ao Diabo com "olhos cheios de doura" e este o chama de "mestre", existem provas demonstrativas da mtua admirao que se traduz nessa constante troca de elogios das duas partes.

Paradoxalmente, a existncia de uma simpatia inesperada entre Deus e o Esprito Negador traz o 'inesperado' que recorrente em Machado de Assis, no entanto s para o leitor atento. Assim, veladamente, pode denotar significaes ainda mais profundas.

O Mefistfeles machadiano, como esprito que nega, no se pe contra Deus, e sim, contra a Vida, que ingrata. Aqui, existe muito do pessimismo machadiano. Assim como Mefistfeles pede a Fausto que pare "Verwille doch!", numa metfora para a perdio da alma do outro, no est negando o Criador, mas a sua criao, a prpria Vida.

Em A Igreja do Diabo, o pecado tem seu aspecto positivo. O Diabo expe o Declogo num plano inverso. Mostra que a Lei de Deus pode ser falha, dando margem a vrias interpretaes. Nisso, apresenta que o seu Esprito de Negao suficiente, que a negao sublime e singular. Com a "carnavalizao" de doutrinas, milagres, moralidades e mistrios divinos, Machado de Assis que nega tudo. Essas 'blasfmias' dirigidas a uma divindade, pelo diabo do conto, constituam um elemento necessrio nos cultos cmicos mais antigos, s que essas 'blasfmias', ao mesmo tempo que degradavam, renovavam; negando e reiterando. nesse jogo de palavras que Machado de Assis cria esse retrato cmico do mundo, dividido entre a luta do Bem e do Mal. Assim como os vrios exemplos de personagens machadianos cindidos entre a eterna dvida.

A descrio que Machado faz do Diabo atribui-lhe uma imagem majestosa: "magnfico e varonil". Nos prprios gestos, o Diabo tem uma suntuosidade superior divina, segundo a descrio do autor. O Diabo no apenas conversa com Deus sobre seus planos, mas o desafia. O dio e a nsia de vingana aparecem remontando ao episdio bblico da expulso de Lcifer, o anjo de luz, dos cus por Deus. Os recursos de estilo so inmeros, ornamentando a linguagem de Machado de Assis e criando um espelho de contraste imenso, mas que em determinado momento se turva j no reproduzindo imagens fiis.

Quando o Diabo chega aos cus, no entra. Inicia seu discurso retrico na entrada e s depois de Deus perguntar-lhe se sabe porque aquele velho ancio foi mandado para os cus, que o Diabo ironiza dizendo no saber, aproveitando a oportunidade para expor suas idias. O Diabo se refere ao cu como uma hospedaria de preo alto. Comparando a imagem divina a de um negociador. Por meio de vrias ironias, o Diabo acaba transferindo a sua veia sarcstica para o autor. Diante do discurso do Diabo, comparando pessoas de boa ndole a mantos de veludo e os bons atos a franjas de seda, o Senhor mostra dissimulao ao murmurar que se tratam de pensamentos de um "velho retrico". Enquanto o Diabo sorri triunfante, Deus parece se submeter "murmurando"; mais um indcio de papis inversos.

Deus tenta demonstrar que o velho ancio, que acabara de chegar ao cu, salvou outras vidas, mesmo sem nenhum pblico. No havia nenhum interesse, no tinham "franjas de algodo" no ato. O Diabo repele essa afirmativa com a ironia de que a misantropia pode ser s uma simulao de caridade. As imagens e os smbolos so inmeros, sendo todos muito importantes dentro da narrativa.

Ao se tratarem de pecados capitais, o Diabo toma exemplos literrios a princpio. Justifica a ira de Aquiles, como responsvel pela Ilada, e s cometida por ele, por ser fruto do rapto de sua escrava, Briseida, e pela perda do amigo, Ptroclo. A gula encontra justificativa em Rabelais e seus banquetes - o comer e o beber esto amplamente explorados nesse autor por estarem ligados s festas, palavra e verdade alegre. Essas imagens mostram o homem num corpo que interage com o mundo. A imagem dos banquetes simbolizava a devorao dos bens que o homem conseguira por meio de seu suor, como manda a Bblia; esse triunfo o ope a Deus. Mesmo o po e vinho, mencionados anteriormente, representam o mundo vencido pela luta e trabalho do homem. Trata-se de uma imagem idealista sobre a devorao do mundo vencido - h uma certa dose de paganismo nessa metfora da superao de Deus. A aluso ao vinho muito significativa, por sua vez, trazendo em oposio seriedade do azeite, a liberdade: "As vinhas do Diabo" - sempre com muito exagero.

O Diabo tambm refere-se ao po e ao vinho para, como Cristo, dar um exemplo de preocupao com o homem. Na religio, o homem ao se referir a Deus, volta-se para suas necessidades bsicas de sobrevivncia: "O po nosso de cada dia, dai-nos hoje." O Diabo quer ocupar esse lugar de Pai no conto. A Igreja como "hospedaria barata" mostra o acolhimento dos filhos que no tem como pagar as exigncias divinas to altas.

Quanto inveja, d a simples explicao de que seria o estmulo prosperidade. Uma grande inverso das coisas de todo o tipo. A venalidade foi to logicamente explicada, que tornou-se "um monumento da lgica", como exemplifica o conto mostrando sua negao como hipocrisia e contradio. Indo dessa forma com todos os preceitos divinos, ao passo que distorce o outro; "no se deve amar ao prximo, a no ser que se tratem de mulheres alheias". Tambm por meio de um aplogo, que "foi includo no livro da sabedoria", o Diabo se assemelha a Cristo, que por meio de parbolas ensinava aos homens na Terra: "Usarei comparaes quando falar com eles e explicarei coisas desconhecidas desde a Criao do Mundo" (Mateus, 13:34).

como se o Diabo tivesse percorrendo o mesmo caminho, desde Moiss, com o Declogo, at o Messias, que "evangelizou" os homens ao fim de salv-los. O aplogo: "Cem pessoas tomam aes de um banco, para operaes comuns; mas cada acionista no cuida seno dos seus dividendos...", pode ser considerado como uma pardia parbola da ovelha perdida, que prega que se um pastor tiver cem ovelhas e uma se perder, deve-se sair para procur-la deixando as outras. Entretanto, o homem hoje se preocupa, fundamentalmente, com sua vantagens e lucros, ou seja, nos dividendos que lhe pesaro depois. Pode ser associada tambm a usura e mesquinhez, considerados grandes pecados.

O jogo de smbolos no conto primoroso. Porm, a comicidade se prope tragicamente quando, depois de seduzidos, os homens voltam a praticar as antigas virtudes e, s escondidas - de acordo com os ensinamentos cristos, para os homens no praticarem seus deveres religiosos em pblico - sendo assim recompensados por Deus. Mesmo assim, praticavam as tais boas aes, de vez em quando e sozinhos, fazendo com que seus "mantos de algodo" tenham "franjas de seda"... O Diabo, inconformado com atitudes das mais curiosas e surpreendentes, deparou-se com o grande Mal verdadeiro; a contradio humana. Com o trecho: "... o pasmo no lhe deu tempo para refletir, comparar e concluir do espetculo presente, alguma coisa anloga ao passado", Machado de Assis chama a ateno do leitor para a comparao da conquista inversa de Cristo na Terra convertendo os homens para salv-los. O homem pecador, mas Deus procura salv-los a qualquer custo, olhando s seus bons atos. Segundo as Escrituras Sagradas, o arrependimento dos pecados garante a salvao.

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