Dois irmãos, de Milton Hatoum

  • Data de publicação

Milton Hatoum volta ao romance com um drama familiar em cujo centro esto dois filhos de imigrantes libaneses: os gmeos Yaqub e Omar. O enredo do romance trata, basicamente, do (no) relacionamento entre os irmos.

O ponto de onde feita a narrao uma posio bastante privilegiada e natural para o desenvolvimento da histria. O narrador um personagem, coisa que no sabemos de imediato, mas no desenvolvimento do livro. O narrador , na verdade, o filho bastardo de um dos gmeos com a empregada que mora no fundo da casa dos pais deles. Essa posio prxima, porm no ntima, e o interesse do narrador em descobrir quem seu pai, o torna o narrador ideal para este romance.

Narrado em primeira pessoa, a histria se passa em Manaus de 1910 a 1960. Os dois irmos nunca se entendem, at que Yaqub obrigado a ir para o Lbano. Quando volta, cinco anos depois, sente-se deslocado dentro de sua prpria famlia, enquanto as intrigas continuam. Alis, o sentimento de deslocamento o que sustenta a narrativa, e traz o drama familiar para a esfera do universal.

Segundo Hatoum, o imigrante um sujeito dividido, sofre de uma espcie de dualidade do lar, da ptria. Nesse sentido, os dois irmos funcionam como uma metfora dessa dualidade. Um se identificando mais com o Brasil e o outro se sentindo estrangeiro, diferente, muitas vezes sendo referido apenas como o outro pelo Narrador, que, por sua vez, tambm um deslocado, filho da empregada com um dos gmeos, mas sem saber qual deles.

Entre esse duelo fraternal, Hatoum ainda constri a dificuldade de um homem apaixonado pela esposa, que perde a ateno dela para os filhos; um filho bastardo que tenta descobrir qual dos gmeos seu pai; a histria do imigrante de origem rabe no Brasil e a expanso comercial da regio norte; e o retrato de uma sociedade pequeno burguesa, que se mostra to previsvel no norte do Brasil, quanto na Frana, dos escritores de grande influncia para o autor manauara, Flaubert e Balzac (juntamente ao norte-americano William Faulkner).

Esses temas vo se dissolvendo com o passar do tempo da histria. Mas no perdendo em importncia ou se resolvendo e sim, se entranhando cada vez mais narrativa.

Uma tenso leve a convidada cativa do texto de Hatoum, que se faz presente em todo o livro. As pginas a serem lidas vo rareando nas mos e as solues so, no mximo, indicadas.

Aliando essa tenso fluncia textual (no melhor estilo de seus autores de influncia), Hatoum nos conta uma histria isenta de lies moralizantes ou advertncias.

O que nos toma ao final da leitura um sentimento de incompletude e incerteza. Espaos em aberto. Muitas perguntas, muitas possibilidades, poucas certezas.

Esse espao de incerteza que fascina no momento da leitura e no frustra ao deixar perguntas. a mquina narrativa de Hatoum, funcionando direitinho.

Emredo

No incio do sculo XX, Manaus, a capital da borracha, recebeu estrangeiros como o jovem Halim, aprendiz de mascate, e Zana, uma menina que chegou sob a asa do pai, o vivo Galib, dono de um restaurante perto do porto. Halim e Zana vo gerar trs filhos: Rnia, que no vai casar nunca, e os gmeos Yaqub e Omar, permanentemente em conflito. O casaro que habitam servido por Domingas, a empregada ndia, e mais tarde tambm pelo filho de pai desconhecido que ela ter. Esse menino o filho da empregada ser o narrador. Trinta anos depois dos acontecimentos, ele conta os dramas que testemunhou calado.

Omar o beberro bomio, mimado, conquistador e revolucionrio. Yaqub o engenheiro que construiu sua vida independentemente de ajuda, magoado com a famlia, tmido, conservador e que se muda de Manaus (cenrio da histria) para So Paulo.

Essa diferena de personalidade faz parte do pacote histria de irmos gmeos. Assim como a constante competio entre eles.

Dois irmos a histria de como se faz e se desfaz a casa de Halim e Zana. Apaixonado pela mulher, depois do nascimento dos filhos Halim se condena nostalgia dos tempos em que no era pai, em que no precisava disputar o amor de Zana, em que os dois tinham todo o tempo do mundo para deitar na rede do alpendre e se entregar aos prazeres sensuais. Pelo que nos conta o narrador, Halim estar sempre espera da deciso mais acertada diante dos abismos familiares: a desmedida dedicao de Zana a Omar, seu filho preferido; o trauma de Yaqub, o filho que, adolescente, foi separado da famlia supostamente para amenizar os conflitos com Omar; a relao amorosa entre os gmeos e a irm, Rnia. De Domingas, com quem compartilhava o quartinho nos fundos do quintal, o narrador nos diz que esta uma mulher que no fez escolhas. Aparentemente, no escolheu nem mesmo o pai de seu filho.

Milton Hatoum faz os dramas da casa estenderem-se cidade e ao rio: Manaus e o Negro transformam-se em smbolos das runas e da passagem do tempo. E, pela voz de um narrador solitrio, revive tambm os tempos sombrios em que as praas manauaras foram ocupadas por tanques e homens de verde. Esses tempos foram responsveis pelo destino trgico de um grande personagem do livro: o professor Antenor Laval.

Trecho escolhido

Por volta de 1914, Galib inaugurou o restaurante Biblos no trreo da casa. O almoo era servido s onze, comida simples, mas com sabor raro. Ele mesmo, o vivo Galib, cozinhava, ajudava a servir e cultivava a horta, cobrindo-a com um vu de tule para evitar o sol abrasador. No Mercado Municipal, escolhia uma pescada, um tucunar ou um matrinx, recheava-o com farofa e azeitonas, assava-o no forno de lenha e servia-o com molho de gergelim. Entrava na sala do restaurante com a bandeja equilibrada na palma da mo esquerda; a outra mo enlaava a cintura de sua filha Zana. Iam de mesa em mesa e Zana oferecia guaran, gua gasosa, vinho. O pai conversava em portugus com os clientes do restaurante: mascateiros, comandantes de embarcao, regates, trabalhadores do Manaus Harbour. Desde a inaugurao, o Biblos foi um ponto de encontro de imigrantes libaneses, srios e judeus marroquinos que moravam na praa Nossa Senhora dos Remdios e nos quarteires que a rodeavam. Falavam portugus misturado com rabe, francs e espanhol, e dessa algaravia surgiam histrias que se cruzavam, vidas em trnsito, um vaivm de vozes que contavam um pouco de tudo: um naufrgio, a febre negra num povoado do rio Purus, uma trapaa, um incesto, lembranas remotas e o mais recente: uma dor ainda viva, uma paixo ainda acesa, a perda coberta de luto, a esperana de que os caloteiros saldassem as dvidas. Comiam, bebiam, fumavam, e as vozes prolongavam o ritual, adiando a sesta.

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