dcsimg

Na venda do meu pai, de Luiz de Paula Ferreira


Em Na venda do meu pai, Luiz de Paula apresenta-nos relatos, histórias, "causos", primorosamente construídos, em que adivinhamos a simpatia do narrador pelas coisas e fatos simples e triviais, pelo homem interiorano comum e naturalmente cheio de sabedoria.

A obra é uma receita de bem viver, doce lembrança, sonhos de amor-menino, dose quase divina de fruída saudade de quem sempre soube e sabe viver. Este livro traz em todas as suas páginas - mesmo nas ditas de ficção - um conteúdo de humanismo dos melhores que a literatura já teve.

A obra nos familiariza com tipos humanos diversos em cenas revividas pela prodigiosa memória do adulto de hoje que retorna a seu tempo de menino na venda do pai.

Era lá, naquele universo, que ele via, ouvia e percebia os fatos, os seres, as sutilezas que transporia para essa obra tão rica de conteúdo humano.

O texto de Luiz de Paula é agil, vigoroso; a linguagem extremamente rica e pitoresca; a trama permeada de leveza, bom humor, de constatação sincera e cativante de fatos pessoais e da vida simples das gentes de Várzea da Palma e de Montes Claros da primeira metade do século XX.

A obra Na venda de meu Pai apresenta o tom regionalista pitoresco e leve, pincelado de humor e reminiscências de uma época antiga, amorosamente guardada e escrita. É, em síntese, um registro de uma época, um retrato de pessoas e paisagens de nossa região primorosamente apresentado pelo autor - narrador e personagem que, com indevida modéstia diz que se serve das horas noturnas em que lhe falta o sono "para rabiscar lembranças".

Não são rabiscos e tampouco "minguado produto" o que se encontra em Na venda do meu pai; pelo contrário, encontra-se o produto de alguém com argúcia e sensibilidade para perceber o fascínio da vida por trás dos pequenos fatos do dia-a-dia.

A leitura da obra é uma oportunidade ímpar de conhecer esse tempo de outrora que se materializa aos olhos do leitor jovem ou que se reconstrói aos olhos do leitor mais vivido.

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: