dcsimg

O fantasma de Luís Buñuel, de Maria José Silveira


A ditadura militar e a construção de Brasília integram o romance O fantasma de Luis Buñuel, da autora Maria José Silveira. A obra narra a vida de cinco amigos, três homens e duas mulheres, que se conheceram em 1968 na Universidade de Brasília e e são, entre outras coisas, apaixonados por cinema. Eles se reencontram de 10 em 10 anos para contar as novidades.

Maria José conta que, na Universidade de Brasília, sua geração, aquela que viveu intensamente Maio de 68, amava Buñuel, cineasta, como o grande farol do cinema. Mesmo assim, ela admite que a idéia do livro e até o título lhe vieram só bem mais recentemente, quando releu a autobiografia de Buñuel, Meu Último Suspiro, e encontrou aquela jóia final. O mestre surrealista dizia que não se importava de morrer, mas gostaria, de dez em dez anos, de retomar a vida e ler o noticiário dos jornais só para poder voltar a recolher-se à tranqüilidade de seu túmulo. Esse eterno retorno, a cada dez anos, forneceu o eixo para a narrativa de Maria José, que se desenrola em 1968, 78, 88, 98 e 2003 - a urgência faz com que a última década seja só um lustro -, mas ela ainda constrói o livro na alteridade de pontos de vista.

Os narradores, cada um dos cinco amigos, vão se revezando, conforme a época. Cada capítulo da obra é narrado em primeira pessoa, que mescla passado, presente e futuro.

Neste romance o regime político autoritário e repressivo funciona como um serial killer que provoca o combate e, mais tarde, a fuga. Perder a juventude nesse ambiente é uma experiência cheia de terror, mas a conveniência de um grupo de pessoas identificadas por aspirações comuns e pela paixão pelo cinema serve de antídoto a essa vivência hostil.

Permanecendo um fantasma para toda a história contemporânea do Brasil, o golpe civil-militar de 1964 entra na vida de um grupo de jovens estudantes em Brasília provocando, de um lado, a diáspora e, de outro, consolidando laços que os acompanharão para o resto de suas vidas.

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: