dcsimg

Os meninos da Rua Paulo, de Ferenc Molnár


Os meninos da Rua Paulo, de Ferenc Molnár, desde o lançamento em 1907, emociona os leitores do mundo todo com a história dos meninos que defendem, em uma questão de vida ou morte, o grund da rua Paulo.

É impossivel não se emocionar com a luta dos meninos da Rua Paulo contra os camisas vermelhas pelo espaço em que construíram sua comunidade e a que chamavam grund. A história dos garotos que defendem o "sagrado grund", um pedaço de terra que serve de palco para às brincadeiras, projetou o húngaro Ferenc Molnár na literatura mundial, tornou-se um best-seller e inspirou cineastas por todo o mundo - das adaptações para o cinema, a mais conhecida é de Zóltan Fábri (1969).

O romance conta a história de meninos que travam batalhas de vida ou morte na Budapeste do final do século XIX. Depois da aula, os garotos da Sociedade do Betume se reúnem em um terreno baldio da rua Paulo para se divertir. Localizado em Budapeste, o grund era o único espaço que os meninos da Rua Paulo tinha para realizar o encontro dos seus exércitos. Os meninos tinham duas importantes tarefas: manter o betume - símbolo da sociedade - sempre molhado, por meio da mastigação, e defender o grund, quartel general onde jogavam péla.Porém, uma outra turma a dos camisas-vermelhas, por serem impedidos de jogar, decidem declarar guerra à Sociedade do Betume para tomar o terreno baldio.

A partir daí, os meninos se organizam para uma batalha épica. Do líder Boka ao soldado raso Nemcsek, a Sociedade do Betume se organiza para a grande batalha. O que era brincadeira de criança transformou-se num belo retrato da infância.

Aqueles meninos dão uma lição de cidadania, organização e respeito para qualquer um que se aventure a espiar pelas frestas do portão do grund. A coragem do soldado raso Nemecsek para defender sua honra e o espaço dos meninos é mesmo o episódio mais emocionante do livro.

Os Meninos da Rua Paulo mostram como o mundo adulto lhes é alheio, e ensinam aos homens e mulheres emancipados que as crianças têm muito para ensinar, e aprendem como convém à sua sobrevivência. Os episódios da sociedade do Betume e da traição de Csonakos surpreende pela criatividade e responsabilidade desses meninos.

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: