dcsimg

Ressurreição, de Machado de Assis

  • Data de publicação

Primeiro romance de Machado de Assis, publicado em 1872, Ressurreição foi uma obra bem recebida pelo público e pela crítica da época. Machado de Assis ainda vivia quando foi lançada sua segunda edição (1905). Nesse romance estão os traços de sua maneira de escrever definitiva: a penetração psicológica, a preocupação da análise, o monólogo interior, o desenvolvimento alinear da intriga, a narrativa complexa.

Apesar do convencionalismo da linguagem, esse romance inaugural rompe com o nacionalismo literário, com a ênfase na descrição da natureza e dos costumes, com a novela histórica e indianista e com o regionalismo de superfície que tinham dominado a ficção brasileira durante o Romantismo. O prefácio do livro é bem ilustrativo da busca do autor por um novo caminho:

Não quis fazer romance de costumes; tentei o esboço de uma situação e o contraste de dois caracteres; com esses simples elementos busquei o interesse do livro.

Ao propor o esquadrinhamento da alma humana como alvo de sua narrativa, ele anunciou um tipo de análise psicológica que apenas os realistas europeus vinham realizando. No entanto, seu projeto não se realiza adequadamente: a trama banal, cheia de fórmulas românticas derrota a investigação íntima dos personagens.

Enredo

Conta a história do Dr. Félix, um solteirão de 36 anos que, apesar de não acreditar no amor, se apaixona por uma viúva, a bela Lívia, sendo emocionalmente instável e sacudido a todo momento por impulsões de ciúme na conquista de Lívia. Pode-se perceber que o romance é atribulado devido ao temperamento desconfiado e inseguro de Félix.

Cansada do comportamento de Félix, Lívia decide tornar definitiva a separação.

Comentários

Siga-nos:

Confira no Passeiweb

  • O primeiro voo do Homem no espaço

    Em 12 de abril de 1961 o homem decolava, pela primeira vez, rumo ao espaço. Em 2011, no aniversário de 50 anos deste fato, ocorreram comemorações no mundo inteiro e, principalmente, na Rússia.
  • Tsunami

    Tsunami significa "onda gigante", em japonês. Os tsunamis são um tipo especial de onda oceânica, gerada por distúrbios sísmicos.
 

Instituições em Destaque

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo:
 
 
 
-

Notícias e Dicas - Vestibular

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas do Vestibular e dicas de estudo: