Substância (Conto de Primeiras estórias), de Guimarães Rosa

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Este conto, Substncia, tem como personagem principal Sionsio, homem simples, trabalhador e calado. O vocabulrio reduzido limita-lhe a expresso, no a sensibilidade. O narrador, em terceira pessoa, onisciente, fala por ele, transformando seus sentimentos em linguagem.

O ttulo desse texto, um verdadeiro conto de fadas, estaria relacionado a trs fatos. Substncia pode significar o essencial. Seria um conselho para que nos atenhamos apenas ao que importante. a lio aprendida por Sionsio. A palavra pode tambm estar ligada idia de alguns textos msticos medievais, que diziam que os anjos eram todos iguais assim como o moo muito branco, de Um Moo Muito Branco, que indefinido por ser feito de uma substncia divina. Pode ainda estar ligada ao polvilho, material extremamente branco que Maria Exita, empregada de Sionsio, manipula.

Este conto apresenta uma bela metfora sobre a pureza de sentimento decorrente da retido e do sofrimento. H trabalho incessante, e o cotidiano de uma menina dedicada a bater o polvilho, num movimento incansvel, descrito nos planos objetivo e subjetivo. No enredo, vemos a descrio do trabalho, da lida e da luta pela sobrevivncia, e temos um valioso retrato dos costumes de uma comunidade que tem como uma das formas de subsistncia o fabrico e o depuramento do polvilho, bem como as condies precrias e primitivas em que este trabalho realizado.

Em Substncia os contrrios aparecem harmonizados ao final do conto. Os personagens transcenderam assim o nvel imediato de uma realidade, superando a ciso dos opostos. Para falar deste outro estgio em que eles se encontram Guimares Rosa lana mo de estruturas lingsticas carregadas de paradoxos: "acontecia o no-fato", "em-si-juntos", "avanavam, parados".

Deve-se tambm observar no conto a notao fontica dos nomes: Maria Exita (Mariasita), Sionsio (senhor Onsio) e Nhatiaga (senhora Tiaga). Essa uma das marcas de Guimares Rosa.

Enredo

a histria de amor entre Maria Exita e Sionsio. Maria Exita havia chegado fazenda de Sionsio, trazida por ele por pena: a me havia abandonado a casa, seus dois irmos eram criminosos e seu pai, leproso, tambm havia partido. Ela era ainda menina, feia e desengonada.

Na fazenda, aceitaram-na porque a velha Nhatiaga, peneirinha de polvilho, compadecera-se dela. Maria Exita deram porm ingrato servio, de todos o pior: o de quebrar, mo, o polvilho, naslajes.

A fazenda mantinha-se do plantio da mandioca e da produo de farinha e polvilho. Sionsio herdou-a. Prazer era ver, aberto, sob o fim do sol, o mandiocal de verdes mos. Amava o que era seu o que seus fortes olhos aprisionavam.

No havia reparado nela enquanto, quieta e imperturbvel, crescia, transformando-se numa linda moa ela, flor.

Sionsio vai-se apaixonando por Maria Exita. Todo esse tempo. Sua beleza, donde vinha? Sua prpria, to firme pessoa? A imensido do olhar douras. Se um sorriso, artes como de um descer de anjos. Sionsio nem entendia. Somente era bom, a saber feliz, apesar dos speros.

Surpreendentemente, tornara-se aos seus olhos, deslumbrante, dona de uma beleza radiante digna das musas de Petrarca e Cames. Essa luminosidade reforada pela matria com a qual lida, o polvilho, e para a qual a nica que est acostumada, mesmo sob o forte sol do serto, que torna essa substncia dotada de um brilho cegante. Essa familiaridade a torna divina.

No entanto, Sionsio tem medo. Ele preocupa-se com o fato de que algum pudesse afastar sua quente presena para longe dele. A me de Maria Exita era leviana, tendo abandonado o lar. O pai estava num lazareto (lugar para leprosos). Seus irmos eram bandidos, um preso e outro foragido. O fazendeiro tem, portanto, teme que em sua amada exista a marca de algumas dessas malignidades.

Sionésio sente que a paixão é maior que o preconceito, vence todos esses receios e pede-a em casamento. Atingir a realizao, a felicidade plena exige a coragem de suplantar obstculos. Caminha para a eternidade, para a luz, para o no tempo e o no fato.

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