Vila Rica, de Cláudio Manuel da Costa

  • Data de publicação

Anlise da obra

Epopia escrita por Cludio Manuel da Costa em 1773, inspirado pelo poema O Uraguai, de Baslio da Gama. Poemeto pico-clssico, maneira de Os Lusadas, de Cames.

Atente aos comentrios de Hlio Lopes, sobre o poema Vila Rica:

A estrutura labirntica do Vila Rica se realiza quando Albuquerque inicia sua viagem pelo interior de Minas, o heri est diante do desconhecido e tudo parece se opor concluso da sua jornada, mas a medida que ele vai conhecendo os segredos da terra, que em suas aes diante dos conflitos demonstra justia e inteligncia, o desconhecido vai se revelando e o heri acaba por encontra o lugar ideal para fundar sua cidade.

Vimos a Terra, a Natureza e os Mitos criando o labirinto. O mesmo poema, no entanto, assim construdo, vem a desnortear tambm o leitor pela construo de vrias narrativas que de sbito se interrompem, depois mais adiante retomam o fio ou tomam outro aspecto como o do amor de Garcia e Aurora para, encontrado o 'centro', desembocar no Canto, onde apenas se acaba vendo o Itamonte, o Gnio da Terra e Albuquerque irmanados na alegria de conquistado o alvo. Esta confusa estrutura, essencial, no entanto, obra, foi e continua o motivo para considerar o Vila Rica defeituoso, ininteligvel e mal composto.

O poema tem um enredo que foge aos padres clssicos exatamente por ter uma estrutura de rapsdia, onde trs principais focos narrativos se cruzam. Primeiro, o drama de Garcia, em segundo, a misso pacificadora e organizadora de Albuquerque e o terceiro foco narrativo, a luta dos revoltosos. Esse cruzamento de focos narrativos que compe o labirinto do poema. Observa Hlio Lopes como a estrutura do poema parece confusa a uma leitura menos atenta do poema:

A construo literria de Vila Rica desnorteia. Os cortes violentos dos episdios, justificados no desenrolar da ao, depois as retomadas do fio partido ocasionam natural perplexidade e causam no leitor a imagem de um texto catico. Os acontecimentos caminham entre paradas sbitas e recuperam a linearidade sem aparente justificativa. Cria-se o desequilbrio. A visvel instabilidade do texto deixa, evidentemente, o leitor por sua vez jogado de um a outro ponto.

A Associao entre mitologia helnica e aspectos da selva brasileira d um tom de tentativa de colocao da terra brbara na esfera da tradio clssica, uma tentativa de valorizao da terra, s que segundo os padres clssicos vigentes:

"Quando Cludio exila para as serranias mineiras sanguinolentos filhos da terra, sacraliza helenicamente o territrio onde os indgenas haviam j descoberto, nas pedras, a origem mtica daquela parte do mundo: o menino de pedra junto me, mas no iam alm do que os olhos pareciam mostrar."
(LOPES, Hlio. Introduo ao Poema Vila Rica. p.78- 79)

Outra figura criada por Cludio Manuel da Costa o Gnio da Terra, que a certa altura nomeado como Filiponte, Philos, do grego: amigo, Pons-tis, do latim: ponte. Seu nome assim composto s por elementos lingusticos greco-romanos. No havendo no seu nome partcula de origem tupi, no apresentar esse personagem nenhum aspecto dbio quanto sua posio no poema, um ser que trabalha pelo sucesso da expedio de Albuquerque. Efetivamente, a figura que ter como funo unir os desbravadores com a terra selvagem. Gnio da concrdia que auxilia decisivamente o heri Albuquerque na tarefa de conciliar os revoltosos e de encontrar o caminho procurado.

Outra figura mitolgica e hbrida criada pelo autor a ninfa Eulina, que primeiramente comparecera no poema Fbula do Ribeiro do Carmo. Um aspecto identificador de sua hibridez sua aparncia, ninfa, abandonada por Apolo, tem semelhana com o mito indgena da Me D'gua, pois encanta Garcia e o leva para o fundo dos rios onde esconde seus tesouros. a sereia indgena Ipupiara, nome aportuguesado depois para Iara.

"Ouve Garcia o canto, e no atina
De onde tanto prodgio, mas de Eulina
A delicada face est patente:
Fita os olhos, e v desde a corrente
Lanar a mo praia a Ninfa bela,
Toma uma areia de ouro, e j com ela
Pulveriza os cabelos: neste instante,
O sonho de Albuquerque o faz avante
Passar, os braos abre, a Ninfa chama;
Ela o v, e no teme, e j se inflama
De amor por ele: aos braos o convida,
E abrindo o seio o rio, uma luzida
Urna de fino mrmore os sepulta
Recebendo-os em si: ficou oculta
A maravilha a quantos o acompanham.
Em busca de Garcia j se entranham
Pelo matos mais densos; mas perdida
A esperana de ach-lo, e recolhida
Volta ao heri a esquadra aventureira."
(Vila Rica. Canto VII)

Essas criaes mitolgicas de Cludio Manuel da Costa conferem ao poema algum brilhantismo que tem passado despercebido crtica. Se por um lado seus mitos so uma transposio do ideal clssico sobre a terra brbara, o que permite acus-lo de submisso cultural aos modelos da metrpole, ao colonizador, por outro tambm representam uma tentativa de colocao de nossa literatura dentro do panorama da tradio pica atravs da criao de mitologia prpria, mas aparentada com a grega e com um enredo original e de carter moderno, associado figura de um heri que no se destaca pelo poder blico mas por sua capacidade administrativa.

Ora, para a poca, s com essa hibridez mitolgica poderia o autor aproximar do gosto rcade do leitor europeu seu poema com sabor de "espremido licor nos fundos cobres"(Canto X)[4] , enobrecendo a terra brasileira com uma relao fraternal e cosmopolita com a mitologia greco-romana. No foi Lisboa fundada por Ulisses, nem Adamastor um gigante de origem helnica? Sendo nossas terras colonizadas e dominadas por Portugal seria justo que sua mitologia fosse hbrida, fruto da associao dos povos que formaram nosso povo. As figuras mitolgicas do autor so personagens da selva, de estirpe nobre e que auxiliam, de um modo ou de outro, o heri na sua tarefa, tendo este como principal obstculo no o Itamonte, mas sim a desunio entre seus compatriotas.

"Estamos, disse, em uns pases novos,
Onde a polcia no tem ainda entrado,
Pode o rigor deixar desconcertado
O bom preldio desta grande empresa.
Convm que antes que os meios da aspereza
Se tente todo o esforo de brandura.
No destro cultor, o que procura
Decepar aquela rvore, que pode
Sanar, cortando um ramo, si lhe acode
Com sbia mo a reparar o dano;
Para se radicar do soberano
O conceito, que pede a autoridade,
Necessria se faz uma igualdade
De razo e discurso; quem duvida,
Que de um cego furor corre impelida
A fantica idia desta gente?
Que a todos falta um condutor prudente
Que os dirija ao acerto? Quem ignora
Que um monstruoso corpo se devora
A si mesmo, e converte em seu estrago
O que pensa e medita? Ao brando afago
Talvez venha ceder: e quando abuse
Da brandura, e obstinados se recuse
A render ao meu Rei toda a obedincia,
Ento porei em prtica a violncia;
Farei que as armas e o valor contestem
O brbaro atentado; e que detestem
A preo do seu sangue a torpe idia.
Disse; e deixando a todos a alma cheia
De uma nobre esperana, j passava
A saber de Garcia, nem lhe dava
Notcia dele algum dos trs Pereiras."
(Vila Rica, Canto VII)

A terra a ser desbravada guarda segredos que somente os mais venturosos tm condies de revelar, de conhecer. No Vila Rica, o motivo histrico, a fundao da cidade, parece um mero pretexto para o conhecimento da nova terra. Nesse sentido soam profticas os versos finais do poema:

"Enfim sers cantada, Vila Rica,
Teu nome impresso nas memrias fica.
Ters a glria de ter dado o bero
A quem te faz girar pelo universo."
(Canto X, v.199-202)

Comparece ainda no poema um personagem mitolgico legitimamente indgena, o Curupira, que tem os ps virados pra trs. Apresentado pelo poeta como "deus destes tesouros", conforme nota 58 do poema. Este personagem falava aos desbravadores da expedio de Albuquerque que Itamonte era figura monstruosa e horrvel, buscava assim dissuadi-los de sua empreitada. Com a conquista do Itamonte desfaz-se o encanto do Curupira. O personagem da mitologia indgena um personagem a tentar impedir o domnio e o conhecimento da terra por parte do heri.

"J desde quando no projeto vinhas
De encontrar as preciosas esmeraldas,
Eu te esperava deste monte s faldas.
O Deus destes tesouros impedia
At aqui descobr-los, e fingia
Meu rosto aso homens to escuro e feio
Por que infundisse em todos o receio."
(Vila Rica. Canto VIII, v.189-195)

O poema pico de Cludio Manuel da Costa parece que apresenta uma matria mtica que suplanta matria da narrativa histrica e, de tal modo, que se no atentarmos para ela e ficarmos somente avaliando esse poema em funo de caractersticas como distncia histrica do fato narrado, importncia do fato narrado, caractersticas do heri, ou ainda, se ficarmos a comparar a linguagem da epopia no autor com os seus versos da lrica, teremos que compactuar com a posio daqueles crticos que consideram tal obra menor, de importncia apenas documental.

Podemos tambm dizer que o poeta perdeu uma boa oportunidade de construir um poema pico sobre os bandeirantes ao transformar o episdio de Borba Gato, p.ex.,em algo menor dentro da estrutura do poema.

Vejamos os versos do episdio no Canto VI em que o poeta exalta os bandeirantes paulistas. Notemos como o poeta, aps enumerar os nomes dos bandeirantes, diz que se as ninfas do Tejo exaltam a viagem de Vasco da Gama (referncia indireta aos Lusadas), o poeta diz que dos paulistas honrar a fama, embora o Vila Rica no tenha se efetivado como um poema sobre as Bandeiras. Parece que em algum momento da composio do poema o autor pensou em torn-lo obra representativa, na literatura, das expedies bandeirantes, porm o poema apresenta como heri Albuquerque, enviado da corte portuguesa, e no um aventureiro paulista em busca de riquezas. No a corrida do ouro o seu mote, mas a fundao da cidade natal do poeta. Os bandeirantes, no poema, preenchem o episdio de Borba Gato e participam auxiliando Albuquerque na conquista das Minas.

"Levados de fervor, que o peito encerra
V os Paulistas, animosa gente,
Que ao Rei procuram o metal luzente
Co'as prprias mos enriquecer o errio.
Arzo este, este, o temerrio,
Que da Casca os sertes tentou primeiro:
V qual despreza o nobre aventureiro,
Os laos e as traies, que lhe prepara
Do cruento gentio a fome avara.

A exemplo de um contempla iguais a todos,
E distintos ao rei por vrios modos
V os Pires, Camargos e Pedrosos,
Alvarengas, Godis, Cabrais, Cardosos,
Lemos, Toledos, Paes, Guerras, Furtados,
E os outros, que primeiro assinalados
Se fizeram no arrojo das conquistas,
grandes sempre, imortais Paulistas!
Embora vs, ninfas do Tejo, embora
Cante do Lusitano a voz sonora
Os claros feitos do seu grande Gama;
Dos meus Paulistas honrarei a fama.
Eles a fome e sede vo sofrendo,
Rotos e nus os corpos vem trazendo,
Na enfermidade a cura lhes falece,
E a misria por tudo se conhece."
(Vila Rica, Canto VI)

Notemos como o poeta usa os pronomes pessoais "meus" e "seu" ao contrapor os bandeirantes paulistas com Vascoda Gama. So versos como esses que confirmam explicitamente o sentimento nativista que j se fazia sentir no imaginrio do poeta.

Parece que existe um jogo nessa obra entre o real e o imaginrio, de modo que as principais aes so mediadas pelo mgico, haja visto entre tantos exemplos que podemos citar, como o momento em que os revoltosos so assombrados por terrveis figuras na noite, ou a revelao de Filiponte na gruta perante Albuquerque, ou ainda o episdio em que Eulina leva Garcia para o fundo das guas, mas pretendo destacar nesse sentido o episdio em que Argasso mata Aurora. Julgando ver no lugar de sua amada, que fora, alis, motivo de disputa entre o ndio e Garcia, uma fera, e estando em caada, flechando o animal visto, descobre aps, tratar-se de sua amada. No podemos deixar de comparar esse episdio com o da morte de Lindia em O Uraguai.

"Terifea a ocasio julga oportuna,
Pe os olhos no Cu, alta coluna
Levanta, e firma em terra; j sobre ela
se ergue e murmura e nota cada estrela
Com o dedo, depois desce e riscando
Muitas vezes em roda, vai tocando
A coluna, que treme e que se move:
Tolda-se em sombra o ar, troveja e chove:
E o tronco de entre a nuvem que o cobrira,
Sai figurando um tigre, que respira
Fogo e veneno pelos olhos; passa
Com ele ao monte, e o guia onde a caa
Se tenta e busca; aqui dormia Aurora;
Dormia; e junto aos ps branda e sonora
Fontesinha o repouso convidava;
O peito em grande parte debruava
Sobre uma penha, e ao gesto brando e lindo
De encosto o mole brao est servindo,
Chega a Maga cruel, pe-lhe diante
A fera, que conduz, e ao mesmo instante
Se oculta em parte, onde o sucesso veja:
O cuidado de a ver, ou fosse a inveja
Aquele stio encaminhava os passos
Do destemido Argasso; entre embaraos
De mal distintos ramos j descobre
O mosqueado tigre, ao brao nobre
O cr despojo, e de mat-lo espera,
Firme o p desde longe aponta a fera,
E atrs puxando o brao a seta envia,
Que vai cravar no monstro a ponta fria.

Corre gritando, Csa, e v passado
De Aurora o peito; em vo busca assombrado
O tigre, que no h: j desfalece
A pouco e pouco a bela: a mgoa cresce
No msero homicida, clama e grita,
Atroa aos Cus, e contra os Cus se irrita,
Nem mais a vida, que estimara, preza;
Arroja o arco, e infeliz beleza
Consagra de seu corpo o ltimo resto."
(Vila Rica, Canto VI)

Nesse momento vemos como os segredos mgicos da terra so tais que apresentam mal fado at aos nativos, desde que imprudentes. Argasso fora enganado pelo sentido da viso.

Tal engano de Argasso ocorre devido magia da feiticeira Terifea, que assim procede atendendo ao pedido da tambm pretendente ao amor de Argasso, Eulinda, que oferece feiticeira duas crianas para que a bruxa faa com estas um ritual de antropofagia que lhe apraz. Esse motivo parece ser de uma lenda indgena que, como aponta Hlio Lopes inclusive, aparece em Macunama, de Mrio de Andrade. Nesse episdio vemos como a matria mtica do poema fornece elementos que definem a estrutura do poema. E de tal modo h no enredo um conjunto de mitos criados pelo poeta ou de mitos retirados do fabulrio nativo, que o poema parece mais uma pica em forma de rapsdia do que o poema que apenas canta a fundao de uma cidade. Propositadamente ou circunstancialmente, no vem muito ao caso, o poema de apresenta algumas caractersticas que transgridem o modelo.

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