dcsimg

Voluntário (Conto da Obra Contos Amazônicos), de Inglês de Souza

  • Data de publicação

O conto Voluntário, de Inglês de Souza, mostra o recrutamento forçado do batalhão de Voluntários da Pátria para a Guerra do Paraguai, apresentando ainda curiosos experimentos com a linguagem.

O narrador do conto nos fala do sofrimento de uma velha tapuia que viu seu único e belo filho ser convocado para a guerra do Paraguai - pano de fundo desta história.

A velha Rosa era uma tapuia (povo da região do Pará descendente de indígenas) que vivia de sua atividade tecelã. Muito humilde tinha como seu maior patrimônio o filho que era um primor de beleza e candura no trato com os demais. Obviamente que a inveja inoculada no seio social daquela região pobre e provinciana fará com que o rapaz fosse recrtuado para a Guerra.

Enquanto o leitor vai descobrindo tal estória narrada o autor nos premia com um cenário único: os rios, as cheias, os bichos, o comportamento psicológico dos nativos da região e toda a fortuna do folclore regional.

Palavras como japá, canaranas, titpitis, cuiambacas são distantes do léxico do indivíduo da região sudeste, daí a riqueza da obras que nos transporta para outro ambiente.

Observe como o autor unifica psicologia e geografia na descrição do povo ribeirinho:

Os seus pensamentos não se manifestam em palavras por lhes faltar, a esses pobres tapuias, a expressão comunicativa, atrofiada pelo silêncio forçado da solidão.

É sabido também que na época da guerra do Paraguai o recrutamento era forçado e todos fugiam de tal por ser a guerra uma verdadeira penitência. Só ficavam de fora dela os ricos que corruptamente se evadiram de tal obrigação patriótica.

Cabe salientar que o narrador em primeira pessoa do conto é um advogado (certamente o próprio Inglês de Souza) que veio a socorrer juridicamente a velha Rosa no afã de impedir a remessa do filho para os canteiros da guerra. Tal tentatia foi infrutífera e a velha ficou assim:

Ainda há bem pouco tempo vagava pela cidade de Santarém uma pobre tapuia doida. A maior parte do dia passava-o a percorrer a praia, com o olhar perdido no horizonte...

Créditos: Prof. André Lazarotte

Comentários

Siga-nos:

Confira no Passeiweb

  • O primeiro voo do Homem no espaço

    Em 12 de abril de 1961 o homem decolava, pela primeira vez, rumo ao espaço. Em 2011, no aniversário de 50 anos deste fato, ocorreram comemorações no mundo inteiro e, principalmente, na Rússia.
  • Tsunami

    Tsunami significa "onda gigante", em japonês. Os tsunamis são um tipo especial de onda oceânica, gerada por distúrbios sísmicos.
 

Instituições em Destaque

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo:
 
 
 
-

Notícias e Dicas - Vestibular

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas do Vestibular e dicas de estudo: