dcsimg

Antoine Lumière


Nascido no distrito de Haute-Saône (França) em 13 de março de 1840, Antoine Lumière era um homem de caráter que sempre demonstrou interesse na parte artística, tanto na pintura quanto no canto, e em 1894 apoiando a invenção dos filhos e sabendo aproveitá-la.

Com 19 anos casou-se e se estabeleceu em Besançon como pintor e depois como fotógrafo. Seus dois primeiros filhos nasceram em Besançon, Auguste em 1862 e Louis em 1864. Em 1870, a família Lumière fugiu do nordeste da França, por causa do exército prússico e se estabeleceu em Lyon.

Um negociante nato, Antoine abriu um estúdio fotográfico no centro da cidade. Ele também era muito inovador, antes da cidade ter luz elétrica ele instalou em seu estúdio o sistema van der Veyden e possuía luz elétrica, podendo oferecer grande qualidade em suas fotos até mesmo de noite.

Antoine ficou atento as novas invenções no campo de fotografias em movimento e ao mesmo tempo na educação dos seus filhos. Louis e Auguste estudaram no La Martinière, a maior escola técnica de Lyon na época.

Seu filho mais novo, Louis, desenvolveu o processo dry-plate photo, conhecido como Etiquette bleue (produto que durou até a década de 50 ) , que trouxe fama e sucesso financeiro para a família. Para produzir e comercializar os plates, Antoine Lumière comprou um grande terreno em Monplaisir, subúrbio de Lyon. Começou com 12 trabalhadores em 1884, para se tornar um grande complexo industrial com mais de 300 trabalhadores em 1895. Com fábricas em Vermont nos Estados Unidos, e em várias cidades da França, a "Société anonyme A

Lumière et ses fils" logo se tornou uma multinacional. A fortuna cresceu rápido.

No outono de 1894, Antoine Lumière pediu para seus filhos resolverem um problema que ele estava tendo com animação de imagens, problemas que grandes inventores como Edison não conseguiram resolver. Esse empurrão paternal na direção certa resultou na invenção da "Lumière Cinematograph" que Lyon, a França e o mundo comemorou em 1995 cem anos dessa grande invenção.

Lyon tem o privilégio de ter toda essa história do processo inventivo dos irmãos preservada.

Evidencias históricas prova de fato que os irmãos Lumière foram os inventores da cinematografia, a ultima das várias invenções que Louis Lumière nos deu. Os irmãos Lumière também são responsáveis por várias invenções no campo da fotografia, cinema 3-D, medicina e outros.

Conheça a história do Cinema

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: