dcsimg

Canaletto


Pintor veneziano nascido em Veneza, Itália, em 1697. Seu verdadeiro nome era Giovanni Antonio Canale e foi um artista famoso pelas suas paisagens urbanas de Veneza. Era filho do pintor Bernardo Canale, daí o nome Canaletto. Ele faz parte da escola veneziana do século XVIII de pintores paisagistas criada por Luca Carlevaris. De fato, é o representante mais destacado e popular desta escola. Inicialmente pinta paisagens urbanas em Roma, influenciado por Panini, e posteriormente na sua cidade natal, com a característica luminosidade e riqueza cromática da escola veneziana. Pinta, com amplas perspectivas, vistas dos canais venezianos. Em suas obras o artista sempre mostra Veneza com todos os detalhes, evocando uma visão romântica da cidade, como acontece até os dias de hoje.

A obra O Bucintoro preparando-se para deixar o porto no dia da Acensão, foi vista olhando do lado oposto da baía de São Marco. O doge, uma espécie de prefeito, estava prestes a embarcar na maravilhosa barca de gala, o Buncitoro, para celebrar o casamento simbólico de Veneza com o mar. Esse fato é um dos grandes eventos do calendário veneziano, feito todos os anos no dia da Ascensão. Naquela época o doge jogava um anel no mar Adriático. Essa obra mostrando o evento deu ao artista a oportunidade de mostrar todo o esplendor das festas de sua cidade natal.

A referida obra, feita em 1740, é um óleo sobre tela medindo de altura 122 cm x 183 cm de largura e está na National Gallery de Londres.

Canaletto foi um grande paisagista, que soube detectar o encanto da mágica cidade dos canais. A perfeição de sua obra influenciou o Neoclassicismo do francês Louis David e o Romantismo de John Constable.

Em 1746 mudou-se para Londres, onde pintou vários quadros, se dedicando a pintar paisagens inglesas, entre elas pintou vistas do Warwick Castle. Suas obras eram muito prestigiadas, especialmente pelos nobres da Inglaterra.

Canaletto, morreu em Veneza, Itália, em 1768.

Conheça as obras do artista

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: