dcsimg

Gilberto Freyre


Gilberto de Melo Freyre nasceu em Recife em 1900. Bacharel em ciências políticas e sociais pela Universidade de Baylor, Texas, em 1920, fez pós-graduação em ciências políticas, jurídicas e sociais pela Universidade de Columbia, também nos Estados Unidos.

Em 1923, já no Brasil, colaborou com diversos órgãos da imprensa, divulgando autores estrangeiros ainda desconhecidos. Participou do grupo formado por jovens intelectuais, como Olívio Montenegro, Cícero Dias e José Lins do Rego, influenciando-os na percepção dos problemas nacionais e na descoberta do Nordeste brasileiro.

Professor de sociologia da Escola Normal de Pernambuco entre 1928 e 1930, nesse último ano foi convidado a lecionar na Universidade de Stanford (EUA) como professor-visitante. Em 1933, publicou sua obra mais conhecida Casa Grande e Senzala, que causou impacto comparável com o de Os Sertões, de Euclides da Cunha. No ano seguinte, organizou o I Congresso Afro-Brasileiro de Escritores. Professor extraordinário de sociologia na Faculdade de Direito de Recife em 1935, inaugurou, ainda nesse ano, as cátedras de sociologia, antropologia social e cultural e pesquisa social na Universidade do Distrito Federal. Em 1942, tornou-se membro dos conselhos da American Philosophical Association e dos Archives de Philosophie du Droit et de Sociologie de Paris. Foi deputado federal por Pernambuco, na legenda da União Democrática Nacional, de 1946 a 1951.

Partidário do movimento político-militar que derrubou o presidente João Goulart em 1964, passou a integrar, em 1969, o Conselho Federal de Cultura, a convite do presidente general Emílio Médici.

Além do título já citado, publicou Sobrados e Mocambos (1936), Nordeste (1937), Um engenheiro francês no Brasil (1941), Região e tradição (1941), Ensaios e Conferências (1941), Brazil; an interpretation( 1945), entre outras obras.

Faleceu em Recife, em 1987.

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: