dcsimg

Manuel Antônio de Almeida

  • Data de publicação

Manuel Antônio de Almeida nasceu no Rio de Janeiro em 1831 e faleceu, em 1861, no Litoral Fluminense. Filho de pais portugueses pobres e órfão paterno aos dez anos, teve uma infância carente, contrária a de muitos escritores de seu tempo, o que o inspirou, na juventude, a escrever sobre a vida e os costumes da classe média baixa. Estudou Belas-Artes, para logo após cursar Medicina, formando-se em 1855. Nunca chegou a exercer a profissão, vindo a ser revisor e redator no Correio Mercantil, onde escrevia um suplemento literário. Publicou no mesmo jornal, sob a forma de folhetins, seu único romance: Memórias de um Sargento de Milícias (1852-53), escrito com o pseudônimo de "Um Brasileiro." Foi ainda diretor da Tipografia Nacional e Oficial da Secretaria do Ministério da Fazenda. Candidatou-se a deputado e, indo para Campos fazer campanha eleitoral, morreu no naufrágio do Vapor Hermes, nas costas do Rio de Janeiro.

O único romance de Manuel Antônio de Almeida, Memórias de um Sargento de Milícias, publicado em 1852-53 sob a forma de folhetins, difere em muitos aspectos dos romances comumente publicados em folhetins do século XIX, o que explica sua fraca popularidade na época, e sua melhor aceitação na posteridade. Há em sua obra a comicidade, o humor parcial, numa linguagem coloquial e direta, sem ser embelezada e com o teor mais trágico do Romantismo. Suas personagens são tipos sociais, caricaturas da sociedade carioca na época de D. João VI com todos os seus costumes. Suas narrações e descrições ganham um caráter crônico e ao mesmo tempo observador que o aproxima muito do Realismo, mas com características mais arcaicas. Manuel Antônio de Almeida, por essa razão, é considerado como um escritor de transição do Romantismo para o Realismo.

Comentários

Siga-nos:

Confira no Passeiweb

  • O primeiro voo do Homem no espaço

    Em 12 de abril de 1961 o homem decolava, pela primeira vez, rumo ao espaço. Em 2011, no aniversário de 50 anos deste fato, ocorreram comemorações no mundo inteiro e, principalmente, na Rússia.
  • Tsunami

    Tsunami significa "onda gigante", em japonês. Os tsunamis são um tipo especial de onda oceânica, gerada por distúrbios sísmicos.
 

Instituições em Destaque

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo:
 
 
 
-

Notícias e Dicas - Vestibular

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas do Vestibular e dicas de estudo: