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Manuel Bandeira


Manuel Carneiro de Souza Bandeira Filho nasceu, em Recife, Pernambuco, em 1886. Estudou no Pedro II, no Rio de Janeiro e na Escola Politécnica de São Paulo. Contudo, acometido de tuberculose teve de abandonar o curso na Politécnica, fato que, mais tarde, foi registrado no poema Testamento. Percorreu várias cidades em busca de cura, entre elas: Itaipava, Campanha, Teresópolis, Maranguape, Uruquê e Quixeramobim.

Em 1913, embarcou para a Europa e no Sanatório de Clavadel, na Suíça, entrou em contato com a poesia francesa simbolista e pós-simbolista, cuja influência está presente em seu livro de estréia A Cinza das Horas e também em Carnaval. Ao retornar, dedicou-se ao magistério, lecionando no Ginásio Carioca, no Pedro II e, na Faculdade de Filosofia da Universidade do Brasil, onde ministrou Literatura Hispano-Americana.

Fixou-se no Rio de Janeiro, estreitando amizade com os escritores Ribeiro Couto, Tristão de Ataíde, Graça Aranha e Ronald de Carvalho que, durante a Semana de Arte Moderna, leu o poema de Manuel Bandeira, Os Sapos, sob as vaias do público, tornando-se um dos pontos altos do evento. O poeta participou da Semana à distância, pois não concordava com os ataques violentos aos parnasianos e simbolistas.

Mário de Andrade e Oswald de Andrade parecem ter exercido certa influência sobre a escolha de Bandeira, ao decidir romper com as barreiras da tradição e partir para o experimentalismo, presente em obras como Ritmo Dissoluto e Libertinagem, escritas na "fase heróica" do Modernismo. Manuel Bandeira foi, ainda, Inspetor do Ensino Secundário e membro da Academia Brasileira de Letras. Faleceu, no Rio de Janeiro, em 1968.

A poesia de Manuel Bandeira nasce parnasiana e simbolista e, aos poucos, se distingue como "o melhor verso livre em português". O poeta transita do Parnasianismo ao Modernismo e experiências concretistas, conservando e adaptando os ritmos e forças mais regulares.

Em sua obra, o aspecto biográfico, marcado pela tragédia e tuberculose, é poderoso, constando até em obras nitidamente modernas, como Libertinagem. Há, ainda, a marca da melancolia, da paixão pela vida e das imagens brasileiras. As figuras femininas surgem envoltas em "ardente sopro amoroso", enquanto outros poemas tratam da condição humana e finita sem deixar de demonstrar o desejo de transcendência como em Momento num Café, Contrição, Maçã, A Estrela e Boi Morto.

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