dcsimg

Manuel da Fonseca


Manuel da Fonseca nasceu em 15 de outubro de 1911, em Santiago do Cacém, Portugal, onde se manteve até completar a instrução primária.

Desde muito cedo, por influência do pai, se iniciou no mundo da leitura. Na escola, cultivou a sua paixão pela escrita. A continuação dos estudos levou-o a Lisboa onde freqüentou o colégio Vasco da Gama, o Liceu Camões e a Escola Lusitânia e, mais tarde, a Escola de Belas Artes. As férias passou-as em Santiago do Cacém. Na grande cidade deu longos passeios. A vida noturna fascinava-o.

Encontrou os seus primeiros empregos no comércio e na indústria. Apesar de muito ocupado, encontrou tempo para o toureio e o desporto - jogou futebol, interessou-se pela espada e florete e ousou mesmo ganhar um campeonato de boxe.

Em 1925 publicou num semanário de província os seus primeiros versos e narrativas. Foi habitual colaborador em revistas literárias, como O Pensamento, Vértice, Sol Nascente e Seara Nova. Contestatório e observador por natureza, a sua escrita era seguida de perto pela censura.

Faleceu em 11 de março de 1993, com 81 anos.

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: