dcsimg

Marechal Deodoro da Fonseca


Proclamador da República Brasileira, Marechal do Exército, primeiro Presidente do Brasil. Nasceu em Alagoas (cidade) hoje Deodoro, no dia 5 de agosto de 1827, faleceu no Rio de Janeiro no dia 23 de agosto de 1892. Era filho de Manoel Mendes da Fonseca.

Em 1843 ingressou na Escola Militar no Rio de Janeiro, completando o curso de Artilharia em 1847. Na revolução Pioneira, integrou o Contingente destacado para combater a Revolução em Pernambuco. Como Tenente distinguiu-se em todos os combates; em 1868 alcançou o posto de Coronel. Em 1874 foi promovido à Brigadeiro, e Marechal em 1884.

Na guerra do Paraguai, distinguiu-se pela sua bravura e coragem. Ao se registrar o movimento que defendia o Movimento Político dos Oficiais, Deodoro era Governador do Rio Grande do Sul. Quando se encontrava no Rio de Janeiro, foi procurado pelos que preparavam o Movimento Republicano, interessados em obter a participação de Deodoro.

Em 14 de novembro interromperam boatos de que o Governo Imperial ordenara a prisão dos chefes do movimento, incluindo Deodoro e Benjamin Constant, o que apressou o resultado. Graças ao seu prestígio junto às tropas, ao receber a notícia do que ocorria, pôs-se à frente das tropas, deixando o leito pois se encontrava doente nesta ocasião Deodoro declarou deposto o seu presidente. Na mesma noite foi organizado o Governo Provisório por Deodoro, foi proclamada a República.

A primeira constituição foi promulgada em 24 de fevereiro de 1891, foi eleito para Presidente, Deodoro e Vice-presidente Floriano Peixoto. Tendo extinguido o Congresso, em 3 de novembro de 1891, provocou violenta reação. Tendo Deodoro nomeado para o seu ministério alguns elementos do antigo regime, provocou descontentamento, Deodoro já não mais contava com a maioria. Cresceu com isso a oposição, já existente entre Executivo e Legislativo. Compreendendo que se continuasse no poder acabaria por provocar uma guerra civil, renunciou ao cargo a favor do vice-presidente Floriano Peixoto, em 23 de novembro de 1891.

Nome completo: Manoel Deodoro da Fonseca.

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: