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Menandro


Menandro nasceu em 343 a.C. e morreu em 291 a.C. Filho de família aristocrática, homem culto, Menandro não foi reconhecido pelos atenienses como um grande autor em sua época. É na posteridade que lhe chegaram os louros. Suas obras foram muito difundidas no mundo culto da Antiguidade e eram consideradas um primor estético, a ponto de o gramático e bibliotecário Aristófanes (257 a.C. / 180 a.C.) ter lhe dedicado o epigrama que inaugura este capítulo.

Quase todas as suas obras, entretanto, perderam-se no tempo. Somente fragmentos nos restaram. A única exceção é O Misantropo, que foi achada em um papiro egípcio em 1958.

O Misantropo foi encenado no ano de 318 a.C. nas Leneanas. O autor tinha somente 25 anos e, apesar da pouca idade, conquistou o primeiro lugar. A única peça de Menandro encontrada na íntegra versa sobre um homem que vive sozinho com sua filha. Seu nome é Cnemon.

A mãe desta menina que, ao se casar, já tinha um filho de uma união anterior -Górgias-, deixou o misantropo logo após o nascimento da filha por causa da personalidade intratável dele. Um jovem rico (Sóstrato) apaixona-se pela moça e tenta casar-se com ela, pedindo-lhe a mão ao pai. Este se opõe ao casamento. Sóstrato então conhece Górgias e com ele faz amizade. Górgias, no entanto, nada pode fazer para ajudar seu amigo. A oportunidade de mudar surge quando Cnemon cai acidentalmente em um poço e é ajudado por Górgias. O misantropo então, comovido pela ajuda desinteressada, cede a mão da filha a Sóstrato. Górgias casa-se com a irmã de Sóstrato e o misantropo redime-se de seu caráter. Esta peça pertence, como já foi dito à juventude de Menandro. Ela não representa ainda o esplendor de seu estilo. O que caracteriza a obra, assim como toda a criação da nova Comédia, é a estereotipização dos elementos da sociedade. Em O Misantropo, vemos também valores ligados a uma concepção racionalista de política social. A data da encenação desta peça coincida com o início do governo do tirano Demétrio de Falero em Atenas. Menandro era grande amigo deste tirano. Demétrio acreditava poder levar a cabo uma reforma de costumes em Atenas. Sua idéia era estimular os casamentos entre pessoas de poucas posses com pessoas abastadas, visando assim consolidar uma classe média que manteria a harmonia cultural, social e política da cidade.

Nada além desta peça nos resta daquele tempo. Desta última fase que foi definitivamente enterrada no início da era cristã.

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