dcsimg

Monteiro Lobato


José Bento Monteiro Lobato nasceu em Taubaté, em 1882. Após estudos nos estabelecimentos de sua terra natal, rumou para São Paulo, onde estudou Direito. Na Faculdade do Largo São Francisco, fez parte do grupo literário Minarete, e também iniciou suas atividades junto à imprensa. Após algum tempo na promotoria de Areias, pequena cidade paulista do Vale do Paraíba, passou a se dedicar à agricultura, graças à fazenda herdada do avô em 1911.

A publicação de Velha Praga, no O Estado de São Paulo, uma indignação contra as constantes queimadas no campo, provocou grande polêmica, estimulando Lobato a escrever outros artigos. A criação do personagem Jeca Tatu é dessa época.Vendeu, em seguida, sua propriedade e se estabeleceu em São Paulo, onde publicou seu primeiro livro, Urupês. Adquiriu a "Revista do Brasil" e fundou a "Monteiro Lobato & Cia.", a primeira editora nacional, que mais tarde se tornaria na Companhia Editora Nacional.

Como adido comercial, morou em Nova Iorque, de 1927 a 1931. Ao regressar, entusiasmado com a exploração dos recursos minerais e o progresso dos Estados Unidos, empenhou-se na campanha dos nossos recursos, fundando o Sindicato do Ferro e a Cia. de Petróleos do Brasil, o que provocou ira nas multinacionais e certo mal-estar no Governo. Desse período resulta o livro-denúncia O Escândalo do Petróleo e alguns meses de prisão para o autor. Exilou-se voluntariamente em Buenos Aires por algum tempo, de onde escrevia para jornais brasileiros e argentinos.Morreu quase repentinamente em São Paulo, em 1948.

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: