dcsimg

Noemisa Batista Santos


Nasceu em Santana de Araçuaí (MG), em 1947 e reside em Ribeirão Capivara, local próximo ao Município de Caraí, no Vale do Jequitinhonha, região norte do estado de Minas Gerais.

Salta aos olhos, na obra de Noemisa dos Santos, artista popular do Vale do Jequitinhonha, a uniformidade de sua produção. Traço constante da trajetória dos artistas populares, o apego a um determinado material, a dimensões e formas recorrentes — mesmo nos menores detalhamentos —, é evidente nessa artista, não importando se são fatores determinados pela maior ou menor facilidade de obtenção de matéria-prima e de instrumentos, ou se são recorrentes pelo hábito, porque são, de toda maneira, parte de sua opção estética.

Na produção cerâmica de Noemisa, recorrente éo colorido resumido ao vermelho, ao creme e ao branco, a presença das flores e da insistente decoração pontilhada, que salpica o branco por todas as superfícies. A tipologia das figuras é a mesma, os padrões formais se repetem: o modo de criar os cabelos e de cavar as órbitas oculares, a redondeza dos sapatos... Recorrente é ainda a inversão, harmoniosa, do jogo de equilíbrio entre as duas cores escolhidas. O olhar não tem descanso diante da profusão do pontilhado e dos motivos vegetais: estes acompanham o desenho básico das superfícies que animam, ora em ritmos e espaçamentos regulares e retilíneos, ora se agrupando, criando então a linha que ondula e seu curva. Inspirando-se no cotidiano feminino e, como neste caso, em sua própria vida e trabalho, Noemisa cria peças de extrema delicadeza e, ao mesmo tempo, de vigor incontestável. Ela nos conta de seu mundo: cenas de casamento, o sanfoneiro, a noiva sendo vestida para a cerimónia, a fiandeira, o trabalho do dentista, o tirar e colocar suas cerâmicas no forno. Imagens tomadas do seu cotidiano pessoal que são assimiladas sob o imenso impacto visual obtido. Noemisa nos lega, em cada peça, um pequeno universo, como um poema breve, intenso e de simplicidade.

Conheça as obras do artista

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: