dcsimg

Paul Signac


Pintor francês, nasceu no dia 11 de novembro de 1863, em Paris, e faleceu em 15 de agosto de 1935. Iniciou-se na pintura aos dezenove anos, seguindo as veredas do Impressionismo.

Em 1884 uniu-se a Georges Seurat para criar o Salão dos Independentes, e juntos iniciaram uma nova senda pictórica derivada do Impressionismo, que eles denominaram Divisionismo ou Pontilhismo, uma variante do neo-impressionismo que consistia na aplicação de cores puras em pequenas pinceladas consecutivas ("pontilhismo" procede do francês pointillisme, formado a partir da palavra point, "ponto").

Signac pintou sobretudo paisagens, entre as quais numerosas vistas de Saint-Tropez, portos e marinhas (O Porto de Antibes, 1909). Exerceu influência considerável sobre outros estilos, como o fauvismo e o cubismo.

A sua vida artística caracterizou-se pela profusão de suas viagens em busca de lugares de inspiração para a sua paleta. A partir de 1912 pintou em lugares mais afastados da insólita França. Destacou-se, em especial, pela qualidade de suas aquarelas. Em 1899 publicou um texto fundamental para divulgar a teoria do Divisionismo: De Eugéne Delacroix ao Neo-Impressionismo. Em 1927 publicou um livro sobre Jongkind, que é um tratado muito completo sobre a aquarela. Faleceu em 1935, em Paris.

Conheça as obras do artista

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: