dcsimg

Thomas Edison


Thomas Alva Edison nasceu em Milan, Ohio em 1847. Engenhoso, mesmo com pouca idade, Edison limitou-se à educação formal mas era um leitor ávido, especialmente por livros de ciência. Tornou-se operador de telégrafo com 16 anos e até a idade de 22 anos tinha mudado para a Cidade de Nova Iorque onde começou a inventar melhorias para a máquina de fita de papel perfurado, um aparelho de mapeamento de estoque que utilizava a tecnologia de telégrafo. Em 1870 mudou-se para Nova Jérsei e fundou uma companhia para fabricar telégrafos impressores. Mas foi em 1876, quando inaugurou seu laboratório em Menlo Park, Nova Jérsei, que ele e sua equipe fizeram suas maiores descobertas.

Após inventar a lâmpada elétrica em 1879, Edison tornou-se instantaneamente famoso. Tinha já fundado a Edison Electric Light Company em outubro de 1878 com Grosvenor P. Lowery, consultor da Western Union, a fim de desenvolver um sistema de iluminação comercialmente viável. Quatorze anos mais tarde, em 1892, a General Electric Company fundou diversas pequenas empresas a fim de projetar, produzir e comercializar os muitos produtos necessários para o crescimento da indústria de iluminação.

Por vários anos, Edison se envolveu com invenções em áreas muito diferentes, incluindo mineração, baterias e até mesmo produção de cimento. Seu laboratório, que foi transferido para West Orange, Nova Jérsei em 1886, criou uma nova forma de realizar negócios, onde um grupo de pessoas , ao invés de apenas uma pessoa, poderia inventar, construir e comercializar produtos.

Em 1929, dois anos antes de sua morte, Edison foi homenageado no Greenfield Village Museum de Henry Ford em Dearborn, Michigan durante a comemoração do "Light's Golden Jubilee". Estavam presente o Presidente dos EUA Herbert Hoover, Orville Wright, Madame Curie, Will Rogers, Harvey Firestone e 300 outros dignitários mundiais. Naquela ocasião, Edison resumiu suas realizações afirmando: "Se eu tenho estimulado os homens a dar grandes passos, se nosso trabalho alargou o horizonte de milhares de pessoas e proporcionou um pouco de felicidade no mundo, estou contente."

Alva Edison é até hoje o maior inventor de todos os tempos, tendo sido autor de 1093 invenções.

Curiosidades

1847- Dia 2 de fevereiro. Na pequena Milan, Ohio, EUA, nasce Thomas Alva Edison, filho de uma ex-professora e de um alfaiate. Aos 8 anos ingressa na escola, mas fica só três meses. É considerado inapto para os estudos.

1859- Educado pela mãe, Nancy, Al (seu apelido de infância) torna-se um leitor ávido. Vende balas no trem que liga Port Huron a Detroit, em Michigan. Clandestinamente, produz um jornal e faz experiências químicas num dos vagões. Até que o explode.

1863- Edison começa a carreira de telegrafista, mas não pára no emprego. É distraído e acha o telégrafo primitivo. Tenta aperfeiçoá-lo, ainda sem sucesso. Conclui seu primeiro invento: uma ratoeira elétrica- que também mata baratas.

1868- O inventor obtém a primeira patente: a máquina de votar, pela qual ninguém se interessa. Ganha 40 000 dólares por melhorias no teletipo que transmite as cotações da bolsa de Nova York e monta um laboratório.

1876- Já auxiliado por um grupo de empregados, Edison inventa um telégrafo capaz de enviar quatro mensagens de uma vez e melhora o telefone, de modo que permita falar e ouvir ao mesmo tempo. Em 1878 patenteia o fonógrafo.


1879- O dia 21 de outubro entra para a História. Edison desenvolve a primeira lâmpada prática, que fica acesa 40 horas. Até que ela apague o inventor não sai do laboratório. Depois dorme de roupa e tudo por 24 horas.

1886- Viúvo, Edison se casa de novo. Em 1891 obtém a patente do cinetoscópio. Em 1903 produz o primeiro filme de ficção da História: O Grande Assalto ao Trem.

1914- Durante a Primeira Guerra, o inventor desenvolve equipamentos militares, como um detector de submarinos pelo som. Gasta tempo e dinheiro no sonho de criar um carro elétrico, mas não obtém sucesso.

1931- Dia 18 de outubro, Edison morre, aos 84 anos. Tem seis filhos. Três dias depois do 52º aniversário de sua lâmpada, todas as luzes dos Estados Unidos são apagadas por um minuto.

Fonte: General Eletric

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: