Tomás de Aquino, São

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So Toms de Aquino, em italiano Tommaso d'Aquino, (1227-1274) nasceu em um castelo prximo cidade de Aquino, Itlia, de uma famlia nobre. Entrou cedo para a ordem Dominicana.

No se sabe com preciso os acontecimentos da sua vida. As universidades surgiramm no sculo XII, e elas comearam a ter forte atuao e influncia. Criou-se um ambiente cultural, nas capitais, em que atuaram Alberto Magno e seu discpulo, Toms de Aquino. H uma miscigenao cultural, pois os Sbios da Arbia vieram para a Europa.

Toms de Aquino entrou para a universidade de Npoles, onde estudou filosofia. Sabia, falava e escrevia em latim fluentemente.

Toms foi famoso por ter cristianizado Aristteles, semelhana do que fez Agostinho com Plato, ele transformou o pensamento desse sbio num padro aceitvel pela igreja catlica, apesar de Aristteles no ter conhecido a revelao crist, como disse Toms, e de sua obra ser original, autnoma e independente de dogmas, ele est em harmonia com o saber contido na Bblia. E Toms aplicou o pensamento de Aristteles na teologia.

Oriundo de uma famlia da pequena nobreza que pretendia beneficiar-se das vantagens de ter um filho abade, aos cinco anos foi oferecido como oblato - leigo a servio de ordem monstica - abadia de Monte Cassino. Em 1239 foi obrigado a voltar ao convvio da famlia, quando os monges foram expulsos pelo imperador. Enviado Universidade de Npoles, em 1244 ingressou na ordem mendicante dos dominicanos, criada cerca de trinta anos antes, que criticava a vida monstica tradicional em favor de uma prtica de pregao e ensino.

Para subtra-lo influncia da famlia, que desaprovava seu ingresso na ordem, e ao mesmo tempo possibilitar que continuasse os estudos universitrios, seus superiores enviaram-no Paris. Seqestrado durante a viagem por seus irmos, Toms de Aquino foi encerrado por um ano no castelo de Roccasecca. Tendo resistido a todas as presses para que abandonasse seus propsitos, foi finalmente libertado e rumou para Paris em 1245.

Na capital francesa, a cincia rabe-aristotlica, totalmente nova para o homem ocidental, chocava os cristos e provocava forte reao das autoridades da igreja, que adotavam medidas de censura e proibio. Alberto Magno, de quem Toms de Aquino tornou-se discpulo, estava entre os que no temiam a nova filosofia. Consagrava-se interpretao dos textos de Aristteles e incorporao de suas idias doutrina da igreja. Em 1248, ambos seguiram para Colnia e, em 1252, Toms de Aquino retornou a Paris, onde se formou em teologia. A partir de 1256, tornou-se mestre na matria, que passou a lecionar numa das escolas dominicanas incorporadas Universidade de Paris. Nomeado mestre da cria pontifical, entre 1259 e 1268 lecionou em Anagni, Ovieto, Roma e Viterbo.

Mais uma vez de volta a Paris, Toms de Aquino ops-se simultaneamente, em notvel polmica, aos averrostas, que afirmavam que a verdade da f podia entrar em contradio com a verdade racional e propunham uma teoria dualista; e aos agostinianos, detratores do pensamento aristotlico em favor do dogma cristo. A condenao do averrosmo radical, em 1270, e o subseqente descrdito face ao pensamento aristotlico prejudicaram o prestgio de Toms de Aquino.

Em 1272, o filsofo seguiu para Npoles, onde fundou um ncleo dominicano de estudos na universidade. Ali, as divergncias com os agostinianos acentuaram-se. A idia tomista segundo a qual o homem situa-se na fronteira entre dois universos, o material e o espiritual, era para os agostinianos fruto de uma valorizao excessiva da natureza e da matria, em detrimento da transcendncia e superioridade da alma imortal sobre o plano fsico.

De maneira geral, a obra de Toms de Aquino pode ser organizada da seguinte forma:

(1) comentrios ao Antigo e ao Novo Testamento, assim como s obras de vrios pensadores, principalmente Aristteles;
(2) cursos e polmicas, que incluem o material de suas aulas; e
(3) duas snteses teolgicas, a Suma teolgica e a Suma contra os gentios.

Em 1274, Toms de Aquino foi pessoalmente convocado pelo papa Gregrio X a participar do II Conclio de Lyon, cujo principal objetivo era remediar a ciso entre as igrejas grega e romana. Adoeceu durante a viagem e morreu no mosteiro cisterciense de Fossanova, em 7 de maro de 1274. Trs anos depois, os mestres de Paris, que representavam a maior autoridade teolgica da igreja, condenaram 219 proposies, entre as quais 12 eram de autoria do dominicano. Na Idade Mdia, nenhuma condenao poderia ser mais sria que essa e sua repercusso representou, durante sculos, um obstculo difuso do tomismo. Canonizado em 1323, Toms de Aquino passou a ser festejado no aniversrio de sua morte e, mais tarde, no dia 18 de julho. Foi reconhecido como doutor da igreja em 1567 e, no final do sculo XIX, a corrente ortodoxa fez-se representar pelo tomismo.

A obra de Toms de Aquino imensa, alguns de seus trabalhos foram escritos por ele mesmo, outros ditados e outros ainda reportados.

Para Toms, o conhecimento passa por vrios graus de abstrao cujo objetivo conhecer a imaterialidade. O primeiro esforo da existncia abstrativa consiste em considerar as coisas independentemente dos sentidos e da noo que tiramos dele. O segundo esforo consiste em considerar as coisas independentes das qualidades sensveis. No terceiro esforo tem que se consideraras coisas independentes do seu valor material. Assim chega-se ao objeto metafsico, que imaterial, espiritual.

Tambm Alberto, filho da nobre famlia de duques de Bollstdt (1207-1280), abandonou o mundo e entrou na ordem dominicana. Ensinou em Colnia, Friburgo, Estrasburgo, lecionou teologia na universidade de Paris, onde teve entre os seus discpulos tambm Toms de Aquino, que o acompanhou a Colnia, aonde Alberto foi chamado para lecionar no estudo geral de sua ordem. A atividade cientfica de Alberto Magno vastssima: trinta e oito volumes tratando dos assuntos mais variados - cincias naturais, filosofia, teologia, exegese, asctica.

Em 1252, Toms voltou para a universidade de Paris, onde ensinou at 1269, quando regressou Itlia, chamado corte papal. Em 1269 foi de novo universidade de Paris, onde lutou contra o averrosmo de Siger de Brabante; em 1272, voltou a Npoles, onde lecionou teologia. Dois anos depois, em 1274, viajando para tomar parte no Conclio de Lio, por ordem de Gregrio X, faleceu no mosteiro de Fossanova, entre Npoles e Roma. Tinha apenas quarenta e nove anos de idade.

Ao romper com a linhagem tradicional da Igreja Catlica medieval, ancorada no pensamento platnico, Toms de Aquino situou-se na vanguarda de seu tempo. Sua obra, baseada nas idias aristotlicas, contribuiu para a adaptao e sobrevivncia da f crist paralelamente nova mentalidade racionalista que se tornaria, nos sculos seguintes, o fio condutor da civilizao ocidental.

Aps uma longa preparao e um desenvolvimento promissor, a escolstica chega ao seu pice com Toms de Aquino. Adquire plena conscincia dos poderes da razo, e proporciona finalmente ao pensamento cristo uma filosofia. Assim, converge para Toms de Aquino no apenas o pensamento escolstico, mas tambm o pensamento patrstico, que culminou com Agostinho, rico de elementos helenistas e neoplatnicos, alm do patrimnio de revelao judaico-crist, bem mais importante.

Para Toms de Aquino, porm, converge diretamente o pensamento helnico, na sistematizao imponente de Aristteles. O pensamento de Aristteles, pois, chega a Toms de Aquino enriquecido com os comentrios pormenorizados, especialmente rabes.

Fonte: Naiacy de Souza Lima, Professora de Histria da Educao e Histria da Educao Brasileira

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