dcsimg

Walt Disney


Walt Disney nasceu no dia 5 de dezembro de 1901, em Chicago, nos Estados Unidos. Sua família era pobre e seu pai, Elias vivia mudando de estado, perseguindo novas ideais que ele acreditava que o tornariam rico, nunca sendo bem sucedido. Ele foi um pai agressivo e batia em seus cinco filhos, por isso Walt e os irmãos saíram de casa assim que tiveram a oportunidade. Walt Disney viveu parte de sua infância em uma fazenda, e posteriormente usou muito dos animais que via como personagens de suas animações. Walt Disney foi o criador de Mickey Mouse e de muitos outros personagens de nossa infância. Fundador de uma moderna companhia de multimídia e parques temáticos, dentre estes a Disneylândia e a Disney World, Walt Disney contribuiu significantemente para o campo do entretenimento, assim como para nossas fantasias de infância. Sua imaginação mudou o mundo para sempre. Ainda criança, Disney já se interessava por desenho. Na adolescência ele cursou arte por correspondência e aos sábados ia ao museu. Aos 17 anos, durante a Primeira Guerra Mundial, Disney deixou a escola e alistou-se na Cruz Vermelha.

Em 1919, Disney voltou para a cidade de Kansas, onde vivia antes de ir à Guerra. Ele iniciou sua carreira como ilustrador de comerciais, e por volta de 1922, abriu, junto com um sócio, seu próprio escritório. Disney estava decidido a explorar uma nova área: a animação.

Seus primeiros anos de carreira foram difíceis. Disney vivia em um estúdio em condições precárias, e mal tinha dinheiro para comprar comida. Como se não bastasse, sua primeira criação comercialmente viável, Oswald the Lucky Rabbit (o Coelho Sortudo), foi roubada.

Em 1923, a vida de Disney começou a melhorar, quando ele mudou-se para Hollywood e se tornou sócio de seu irmão mais velho, Roy. Disney era responsável pela criação, enquanto Roy cuidava das finanças. Os dois começaram o negócio na garagem de um tio.

Em 13 de julho de 1925, Walt Disney casou-se com uma de suas funcionárias, Lillian Bounds. A cerimônia ocorreu em Idaho e o casal teve duas filhas, Diane e Sharon. Disney e Lillian viveram felizes durante seus 41 anos de casamento, que durou até a morte do desenhista em 1966. Ele era um homem de família, e suas filhas o descreviam como um pai carinhoso e sempre presente.

Em 1928, Disney criou seu primeiro sucesso, Mickey Mouse em Steamboat Willie, o primeiro desenho animado a utilizar som totalmente sincronizado. Originalmente, Mickey se chamava Mortimer Mouse. Foi a esposa de Disney, Lillian, que sugeriu o nome de Mickey para o ratinho. O personagem de Mickey se tornou um símbolo do espírito americano durante a Depressão.

Disney reinvestiu seus lucros para fazer desenhos melhores, e sua firma começou a crescer. Ele era um editor extremamente talentoso e insistia na perfeição técnica de suas animações, inovando nos efeitos sonoros. Disney criou e introduziu outros personagens tais como o Pato Donald, Minnie e Pateta, e lançou desenhos como “Os Três Porquinhos”. Na década de 1930, seus trabalhos haviam alcançado sucesso mundial. Os anos de 1930 foram os seus melhores anos para Disney em termos artísticos.

Disney permaneceu chefe de sua empresa, e os lucros já eram estratosféricos. Seus personagens eram usados em propagandas e produtos de franquia. Além disso, Disney abriu uma escola de treinamento para criar uma nova geração de animadores.

Disney apostou alto e investiu muito na produção de seu primeiro filme de animação, “Branca de Neve e os Sete Anões” (1937), um sucesso que rendeu mais de um milhão de dólares, feito inédito para a época. Em seguida vieram “Pinóquio” (1940), “Fantasia” (1941) e “Bambi” (1942). Seu estúdio também produziu “A Ilha do Tesouro” e “Mary Poppins”, que foi seu maior sucesso. Em 1939, Disney recebeu um Oscar Honorário, e em 1954, conquistou mais quatro Prêmios da Academia.

Nas décadas de 1950 e 1960, a Walt Disney Produções, Ltda. era uma das maiores indústrias de filmes para cinema e televisão. Além disso, os negócios de Disney se expandiram em áreas como livros infantis e gibis.

Em 1954, Disney entrou para a televisão, sendo apresentador de um programa por quase uma década. O programa foi um sucesso e serviu para promover os produtos Disney.

Em 18 de julho de 1955, foi inaugurada a Disneylândia em Anaheim, na Califórnia, o parque de diversões de Disney e desenhado, em boa parte, por ele. A Disneylândia representava a modernidade de planejamentos urbanos e também um lugar onde fantasias eram produzidas, proporcionando experiências emocionantes.

A idéia de criar a Disneylândia surgiu quando Walt levou suas filhas a um parque de diversões, e as viu se divertindo. Por volta de 1966, a Disneylândia era o parque mais bem-sucedido do mundo e havia sido visitado por 6,7 milhões de pessoas. Em 1965, o presidente americano Lyndon B. Johnson presenteou Disney com a Medalha Presidencial da Liberdade.

Em 1971 foi inaugurado outro parque temático de Walt Disney, a DisneyWorld em Orlando, na Flórida. Desde então, Tóquio e Paris também ganharam parques temáticos Disney. Walt sonhava também em desenvolver uma cidade do futuro, sonho este realizado em 1982 com a abertura do Protótipo Experimental para a Comunidade de Amanhã (EPCOT), que teve custo inicial de $900 milhões.

Os parques de Disney continuaram a crescer com o Disney – MGM Studios (Estúdios da MGM), o Animal Kingdom (Reino Animal) e complexo de esportes, em Orlando.

Além dos parques temáticos, Disney criou uma universidade, o Instituto Californiano de Artes, conhecida como Cal Artes. O objetivo da universidade era de ser um lugar onde pessoas de vários ramos artísticos se juntariam para criar a arte do futuro.

Walt Disney teve câncer aos 65 anos, e morreu com problemas de circulação em 15 de dezembro de 1966 no Hospital St. Joseph, em Los Angeles. Naquela época, os estúdios Disney já contavam com 21 longas-metragens de animação, 493 curtas, 47 filmes, sete episódios de “A Vida Como Ela É”, 330 horas do Mickey Mouse Club e 360 outros programas de televisão.

A Corporação Disney expandiu seu trabalho cinematográfico com a criação da Touchstone Films, expandiu para o ramo da música com a Hollywood Records e turismo com a Disney Cruise Lines. O nome Disney hoje representa uma empresa multibilionária, com inúmeros empreendimentos por todo o mundo. É uma instituição cujas vendas anuais de 22 bilhões de dólares a tornam a maior companhia de mídia. Sem dúvida, Walt Disney conseguiu o que desejava, obter sucesso e riqueza.

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: