Células: 1. Organóides celulares (ou organelas)

  • Data de publicação
Equipe Passeiweb

Organóides celulares (ou organelas) são estruturas encontradas no hialoplasma, que junto com os organóides, formam o citoplasma celular. Os organóides celulares aparecem mergulhados no hialoplasma.

O hialoplasma é uma substância gelatinosa constituída de água e moléculas de proteína

Na célula, cada organóide tem uma função específica, como veremos a seguir.

ORGANÓIDES ESTRUTURA COMPOSIÇÃO QUÍMICA FUNÇÃO
MITOCÔNDRIAS Corpúsculos esféricos ou alongados que, nas micrografias eletrônicas, aparecem constituídos por duas membranas, sendo que a interna forma as cristas mitocondriais. O interior do organóide é preenchido pela matriz mitocondrial. Proteínas;lipídeos; citocromos; nucleotídeos (ADP, ATP, FAD, NAD e NADP) e DNA. Sede de duas importantes etapas da respiração celular: ciclo de Krebs (matriz) e cadeia respiratória (cristas).
RIBOSSOMOS Cada ribossomo é formado por duas subunidades de tamanhos diferentes, visíveis apenas ao microscópio eletrônico. RNAr e proteínas Síntese protéica, encadeando os aminoácidos de acordo com a seqüência contida no RNA mensageiro.
RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO Rede de vesículas e túbulos que se intercomunicam, percorrendo o citoplasma dos eucariontes. Fosfolipídeos e proteínas Transporte e armazenamento de substâncias. Síntese de proteínas no retículo rugoso e de esteróides no liso.
COMPLEXO DE GOLGI Constituído por uma pilha de vesículas circulares achatadas e vesículas esféricas e menores que brotam das primeiras. Fosfolipídeos e proteínas Concentração e secreção de proteínas. Síntese de polissacarídeos, produção de grãos de zimógeno e formação do acrossomo do espermatozóide.
LISOSSOMOS Organelas esféricas envolvidas por uma membrana contendo enzimas digestivas. Enzimas digestivas Agem na digestão de partículas ingeridas pela célula ou, então, de organóides celulares envelhecidos.
CENTRO CELULAR ou CENTRÍOLO Cada célula apresenta dois centríolos localizados junto ao núcleo. Cada centríolo é constituído por um cilindro de microtúbulos. Proteínas, carboidratos, lipídeos DNA e RNA. Atua na divisão celular e coordena os batimentos ciliar e flagelar.
MICROTÚBULOS Cilindros delgados e longos. Cada microtúbulo é formado pela associação de moléculas protéicas e globosas ordenadas em hélice. Tubulina (proteína) Formação de áster; fuso e citoesqueleto celular. Componente estrutural de cílios e flagelos.
PEROXISSOMOS Organóides esféricos, envolvidos por uma unidade de membrana, tendo o interior granuloso. Enzimas, principalmente a catalase. Produzem pequena quantidade de energia e regulam o catabolismo da glicose.


>> AINDA SOBRE Células

Comentários

Siga-nos:

Confira no Passeiweb

  • O primeiro voo do Homem no espaço

    Em 12 de abril de 1961 o homem decolava, pela primeira vez, rumo ao espaço. Em 2011, no aniversário de 50 anos deste fato, ocorreram comemorações no mundo inteiro e, principalmente, na Rússia.
  • Tsunami

    Tsunami significa "onda gigante", em japonês. Os tsunamis são um tipo especial de onda oceânica, gerada por distúrbios sísmicos.
 

Instituições em Destaque

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo:
 
 
 
-

Notícias e Dicas - Vestibular

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas do Vestibular e dicas de estudo: