dcsimg

Verminoses: 2. Ancilostomose (ou Amarelão)

Instituto de Biologia da Unesp

Ancylostoma duodenale encontrado no íleo (parte
do intestino delgado). Micrografia eletrônica de
varredura de Ancylostoma duodenale.
A ancilostomose, também conhecida como amarelão e opilação, ficou conhecida por meio de um dos personagens mais populares da cultura brasileira, o Jeca Tatu.

No Brasil há ainda é um grave problema de saúde pública. O nome "amarelão" faz referência à cor amarelada que o indivíduo infectado apresenta. Essa cor é resultado de anemia causada pelo verme parasita ao usar sangue do hospedeiro, que lhe serve de alimento, e também ao levá-lo a perder sangue através das feridas que deixa na mucosa intestinal onde o parasita se fixa.

O amarelão é uma doença causada por nematelmintos. Apenas duas espécies são parasitas específicos do homem, sendo cada uma delas pertencente aos gêneros Necator e Ancylostoma - e são Necator americanus e Ancylostoma duodenale. As duas espécies parasitam cerca de 900 milhões de pessoas no mundo e matam 60 mil anualmente.


Boca de um Ancylostoma duodenalis com seus
quatro "dentes" (estruturas em forma triangular)
O tamanho do Ancylostoma duodenale e do Necator americanus varia de 0,8 a 1,3 cm. Quando eliminados nas fezes são avermelhados por causa da hematofagia e histiofagia que fazem no trato gastrintestinal dos hospedeiros. O Ancylostoma duodenale tem bolsa copuladora e cápsula bucal com dois pares de dentes.

Os ovos são liberados no ambiente e tornam-se larvados. A larva rabditóide leva por volta de uma semana para tornar-se filarióide. Penetra a pele do homem e o contamina. A infecção ocorre preferencialmente em locais baixos, alagáveis e férteis. A larva atinge a circulação linfática ou vasos sanguíneos, passando pelos pulmões e retornando até a faringe para a deglutição (Ciclo de Looss).

O local preferencial de instalação no intestino é no final do duodeno, mas ocasionalmente pode atingir o íleo ou ceco (em infecções maciças), onde torna-se o verme adulto. O período pré-patente varia de cinco a sete semanas.

CICLO




>> AINDA SOBRE Verminoses

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: