dcsimg

Enem 2009 - Reta final - Guia para a prova


A quase um mês do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), fizemos um guia esclarecedor sobre a prova, que pretende clarear o horizonte dos alunos. Vejamos.

Além do novo formato, o exame ganhou mais atenção porque seu resultado funcionará como nota de acesso a 22 universidades federais do país - além de complementar a média do vestibular de outras instituições federais e mais de mil particulares.

Héliton Ribeiro Tavares, diretor do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, diz que, apesar das mudanças, o exame continuará explorando a capacidade de os alunos solucionarem questões interdisciplinares - ou seja, que envolvam saberes ligados a mais de uma disciplina escolar. Ele esclarece ainda a maior dúvida do estudante: o exame ficou mais difícil? "Aumentamos o número de questões e, é claro, colocaremos itens mais difíceis, mesmo que em menor número, para obter uma nota mais precisa do candidato".

O novo exame irá exigir que o aluno saiba avaliar as propostas de intervenção no meio ambiente, qualidade de vida humana e medidas de conservação.

Na área de biologia é possível que caia algo sobre a epidemia (ou pandemia) da Gripe suína (influenza A H1N1), portanto fique ligado nos acontecimentos, forma de transmissão, como o vírus age no nosso corpo etc. é provável que apareça também algo sobre biotecnologia e as suas limitações e suas questões éticas.

As questões de física vão dar prioridade à capacidade do aluno de resolver problemas, não apenas decorar fórmulas, mas é fundamental que o aluno conheça as fórmulas e sua aplicação.

É importante que o aluno consiga relacionar os fenômenos físicos com fatos do cotidiano, como por exemplo as questões ligadas à eletricidade.

O aluno deverá também relacionar as questões do dia a dia com reações químicas, tentando desvendar os problemas e soluções do meio em que vive.

 

Confira ESPECIAL ENEM 2009
 

> Apresentação

> Análise de professores

> Reta final - Guia para as provas

> Diferenças entre o velho e o novo Enem

> Perguntas frequentes

> Como as universidades usarão o novo Enem

> Como fazer uma boa dissertação (Prof. Platão Savioli, para a revista VEJA)

> Dicas para leitura de gráficos e tabelas (Profª Vera Lúcia Antunes, para a revista VEJA)

Veja ainda:

> Geografia e Física - o que cairá no Enem?

> Em Português será cobrada Gramática Aplicada

> MEC responde 14 perguntas sobre a prova do Enem

> Matemática terá peso maior no novo Enem

Créditos: INEP - Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira | Revista Veja

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: